Cidadeverde.com

Governo do Piauí cria companhia para administrar ZPEs

Imprimir
O governador Wilson Martins assinou decreto autorizando a criação da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto-PI), que ficará responsável pela administração das Zonas de Processamento de Importação e Exportações no Estado do Piauí.

O capital inicial da empresa será de R$ 2,5 milhões e a participação do estado não poderá ser inferior a 60% do valor. Essas ações não poderão ser transferidas ou vendidas sem autorização da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

A companhia terá sede e foro em Teresina, podendo criar filiais, agências ou escritórios tanto no Piauí como em qualquer parte do território nacional, desde que aprovado pela assembleia geral de acionistas. A Porto-PI será subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet).

A estrutura administrativa será composta por um conselho de administração, conselho fiscal e uma diretoria administrativa. A sociedade será administrada por um conselho de administração, composto de seis membros, eleitos pela assembleia geral para um mandato de dois anos, permitida a recondução.

Parnaíba 

O governo já concluiu a construção da primeira etapa da Zona de Processamento de Exportações de Parnaíba, que deverá funcionar ainda este ano. A ZPE de Parnaíba deverá ser a primeira a entrar em operação no Brasil.

A ZPE está sendo implantada 2 quilômetros da BR 343, a menos de 5 quilômetros do centro urbano de Parnaíba, a9 quilômetros do projeto de irrigação Tabuleiros Litorâneos, a 2,5 quilômetros do rio Parnaíba, a 3,45 quilômetros do rio Igaraçu, a 8 quilômetros do aeroporto de Parnaíba e a 25 quilômetros do porto de Luís Correia.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais