Cidadeverde.com

Escritor premiado elogia Salipi e diz: “Brasil precisa descobrir o Piauí”

Imprimir
O escritor Marcelino Freire, um dos ganhadores do prêmio Jabuti, elogiou o Salão do Livro do Piauí (Salipi) e fez uma provocação em seu blog: “O Brasil precisa descobrir o Piauí”. Escritor pernambucano, conhecido nacionalmente, Marcelino veio a Teresina e descreve sua impressão sobre o Estado.


Veja na íntegra: 

Eu vou morar no Piauí. Em Teresina. Gostei de tomar cajuína. Amei o povo de lá. Os artistas teimosos que fazem o Salão do Livro. Os jovens poetas. Que fizeram esta revista aí ao lado. Chamada AO. Eta danado!

Podem apostar. Eu vou morar no Piauí. E antes que perguntem aí: “e o que você vai fazer em lugar tão longe?”. É preciso dizer: longe é São Paulo. A gente é que fica distante de tudo o que acontece em outras cidades. Ave!

Quanta pulsação há em outras pastagens, meu irmão! Saí do Piauí alimentado. Da melhor carne de sol. E, sobretudo, de um coração acolhedor. Todo mundo recebe a gente no maior calor. Sim. Se há calor em Teresina é o humano.

O Brasil precisa descobrir o Piauí. E deixar dessa mania de grandeza: achando que lá só tem pobreza. E onde não tem, hein? Em Teresina tudo é rico, meu bem. De arte. E de vontade.

É contagiante, por exemplo, ver o entusiasmo do escritor Wellington Soares. Ele que toca fogo na paisagem. Um dos criadores de outra revista piauiense de artes, a Revestrés.
Em que outro recanto do país a gente tem assim, fresquinhas, duas revistas pulsantes? Deixemos de ser ignorantes. Teresina é linda. Voltei com saudades. E voltarei lá, com certeza, um dia. Ou, quem sabe, de uma vez?

Agradeço, aqui, publicamente a todos os novos amigos do Piauí. Nossa amizade só está começando. 

E mais não digo. E viva e beijos no umbigo. E fui, sem ir.

Conheça o autor:

MARCELINO FREIRE é escritor. Nasceu em 1967, em Sertânia, PE. Viveu no Recife e, desde 1991, reside em São Paulo. É autor, entre outros, dos livros “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial) e “Contos Negreiros” (Editora Record – Prêmio Jabuti 2006). Em 2004, idealizou e organizou a antologia “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” (Ateliê). Alguns de seus contos foram adaptados para teatro. Participou de várias antologias no Brasil e no exterior. Criou a Balada Literária, evento que, desde 2006, reúne escritores, nacionais e internacionais, pelo bairro paulistano da Vila Madalena. É um dos integrantes do coletivo EDITH, pelo qual lançou, em julho de 2011, o livro de contos “Amar É Crime”.




Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais