Cidadeverde.com

Após 19 anos, Alvorada do Gurgueia legaliza terras onde a cidade foi erguida

Imprimir
A população do município de Alvorada do Gurguéia, localizada a 490 Km de Teresina a cidade conseguiu nesta quinta-feira (25) a legalização das terras onde foi construído o município. A assinatura da escritura de doação de 240 hectares pelo Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS) foi realizada pelo coordenador da entidade, José Carvalho, pondo fim a uma luta histórica daquele povo.   


O atual prefeito do município, Luís Ribeiro Martins, destaca a importância desse ato para o desenvolvimento do município. “É mais que uma simples doação de terras, é a identidade de nosso povo que agora vai poder ter o registro em cartório de suas casas e propriedades. Além disso, nosso município era impossibilitado de conseguir projetos e convênios federais por não possuir as escrituras dos terrenos, isso atrasava em muito o nosso desenvolvimento”, explica.

Alvorada do Gurguéia foi emancipada do município de Cristino Castro e Manoel Emídio em 26 de janeiro de 1994. A sede do município nasceu de um perímetro irrigado do DNOCS, que cresceu e se transformou na atual cidade. Além das terras do antigo assentamento, seis prédios foram doados pelo departamento, incluindo ambulatório, escola e almoxarifado.

“Essa luta vem desde nossa criação como município e sempre contamos com o apoio do deputado Marcelo Castro, que foi um amigo e defensor de nossa causa, estando sempre ao lado do povo alvoradense”, afirma Luís Martins.


Nasceu no ano de 1978 com o nome de Povoado DNOCS, constante como primeiros moradores José Alves de Meneses e Antônio Rodrigues de Oliveira, com o progresso do Povoado, 16 anos depois tornou-se município conforme lei estadual nº 4.680 de 26 de janeiro de 1994. A razão do nome Alvorada do Gurguéia, foi em virtude de uma viagem de um dos moradores a Brasília no ano de 1992 onde passou pela cidade de Alvorada do Norte e copiou este nome e daí foi aprovado pela comunidade. 

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais