Cidadeverde.com

"Teresina 161 anos" destaca cultura negra neste fim de semana

Imprimir
Este ano a festa do aniversário de Teresina terá o som, a dança, a comida e a beleza da cultura negra em destaque. O evento Cultura Negra Estaiada na Ponte, que inicia neste sábado (10), tem uma programação variada durante todo o dia. 

Evelin Santos/Cidadeverde.com

A realização do evento é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Economia Solidária. O secretário Olavo Braz explica que Teresina em uma grande diversidade cultural negra e precisa valorizar isso. 

"Conseguimos identificar pela rede que trabalha esses tipos. Ao todo são 438 terreiros de umbanda em Teresina, sete são de matriz africana. É um contingente tão grande que surpreende a todos. Por isso temos a preocupação de dar visibilidade a esses irmãos que estão dentro desses templos", afirmou em entrevista ao Jornal do Piauí.

Ainda segundo Olavo, cada um tem uma identidade muito forte, mas a matriz africana é o fundamento dessa identidade.

Todos os grupos participantes do Cultura Negra Estaiada na Ponte irão fazer uma concentração a partir das 15h, na Nova Potycabana, e seguirão em cortejo para a Ponte Estaiada. A abertura do evento acontecerá às 18h30, com a apresentação do grupo Afoxá.


Durante todo o domingo haverá stands de comidas e produtos, serviços e oficinas de estética, bijuteria, percussão e dança.

Além do grupo Afoxá, se apresentam ainda os grupos Ilê Oyá Tade, Coisa de Nêgo, Oxáguiam e Ijexá. O encerramento será feito por Dimas Bezerra e artistas de terreiro.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais