Cidadeverde.com

Cojuv participa de Conferência de Igualdade Racial em Amarante

Imprimir
A Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) participou, na última sexta-feira (9), no município de Amarante, da solenidade de abertura da Conferência de Igualdade Racial, com o tema Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Piauí Melhor.


Durante o evento, o coordenador da Cojuv, Plínio Dumont, falou dos projetos que a coordenadoria desenvolve, dentre eles, o da Caravana da Juventude Quilombola, realizado em parceria com o Grupo Coisa de Nêgo e a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc). O projeto tem como objetivo valorizar a cultura negra no Estado do Piauí, através de uma ampla reflexão feita por meio de palestras e oficinas.

O gestor falou ainda da importância da Conferência para discutir ações efetivas. “Esse é o primeiro passo para que os movimentos negros possam se organizar e, junto com o poder público, buscar ações afirmativas para esse segmento”, afirma.

A coordenadora da Conferência, Sônia Alves, falou que a igualdade de direitos exige a participação tanto da comunidade quanto do poder público no desenvolvimento de políticas que mudem o quadro atual, ampliando as oportunidades de participação das comunidades negras“. Esse é um momento importante para que possamos dar um passo à frente na questão da igualdade, do respeito e dos direitos dos negros”, ressalta.

Também participaram da Conferência, o secretário de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República, Gilvanni Harvery, a assessora técnica da Sasc e militante do movimento negro no Piauí, Assunção Aguiar, o vice-prefeito de Amarante, Clemiltom Queiroz, dentre outros representantes do movimento negro.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais