Cidadeverde.com

ONG contrata laboratório para investigar poluição no rio Poti

Imprimir
A organização não governamental Olho Aberto anunciou, nesta segunda-feira (12), a contratação de laboratório para investigar a qualidade das águas do rio Poti. A entidade recebeu denúncia formal informando que o responsável pela poluição é o lixo de Teresina.


O chamado chorume, substância expelido pelo tecido adiposo da banha de origem animal, que cai diretamente nas águas do rio, além dos esgotos residenciais e industriais que não recebem tratamento adequado são apontados como principais poluentes.

A partir da denúncia, a ONG contratou empresa para realizar um estudo nas águas do rio. Amostras serão coletadas em diferentes pontos de Teresina. 

“Por questão de isenção, não divulgaremos inicialmente o nome da empresa contratada. Não se trata de laboratório local. Ao receber os laudos, anunciaremos resultado”, informa Patrícia Medeiros, membro da Olho Aberto.

Se confirmada a denúncia, a entidade encaminhará laudo para o Ministério Público e órgãos do Meio Ambiente, a fim de cobrar providências cabíveis. 

O intuito da pesquisa é comprovar que o lixão é o responsável pela contaminação do rio Poti, notificando a Prefeitura de Teresina, a fim de que desative o lixão existente e construa um Centro de Tratamento de Resíduo. A Agespisa também será notificada.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais