Cidadeverde.com

Livro traz identidades e diversidades do Piauí e de Portugal

Resultado de parceria entre o Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e o Instituto Terra e Memória, de Portugal, o livro “Identidades e Diversidade Cultural: patrimônio arqueológico e antropológico do Piauí-Brasil e do Alto Ribatejo-Portugal”, será lançado na próxima terça-feira (27), na galeria do Clube dos Diários, a partir das 19h. Na ocasião, haverá uma exposição “imagens e narrativas de vivências”.


Segundo a diretora do Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes, Dora Medeiros, o evento terá a presença do secretário-geral do Instituto Terra e Memória do Museu de Artes Pré-História de Mação de Portugal, Nelson Almeida, que no dia anterior, fará uma visita ao Museu do Piauí.

Dora informa que em sua passagem por Teresina, Nelson vai ministrar a oficina de organização e educação patrimonial em museu no dia 28, a partir das 10h, destinada a museólogos, estudantes de Antropologia e Arqueologia. As inscrições podem ser feitas até a data do evento.

O livro, que já foi lançado em Brasília, tem um perfil gráfico com duas faces, que contemplam  o patrimônio arqueológico e antropológico. De um lado, o Piauí – Brasil e do outro, do Alto Ribatejo – Portugal, duas regiões ricas em sítios arqueológicos. “A obra apresenta uma análise do Piauí e do Alto Ribatejo, fundamentada em pesquisas científicas, práticas culturais, marcadores identitários e registros iconográficos”, diz Marleide.


A obra é um convite para que o Piauí e o Alto Ribatejo, o Brasil e Portugal, se descubram profundamente através das suas complementaridades e diversidades. É um exemplo prático de como a aproximação entre várias áreas do saber pode agir em benefício da construção do conhecimento pelo viés da alteridade.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais