Cidadeverde.com

PRF revela que Sul do PI virou rota de exploração de madeira nobre

Imprimir
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Meio Ambiente (Semar) interditaram seis cerâmicas localizadas no Sul do Piauí durante a Operação Temática de Combate aos Crimes Ambientais (OTECCA).  Para a PRF, a operação revelou que o Sul do Estado, virou rota de exploração de madeira nobre.

Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

Dez veículos roubados foram recuperados e 15 pessoas foram presas. As multas aplicadas passam de R$ 1,2 milhão. O inspetor Tony Carlos Cavalcante, informou em coletiva de imprensa, que a exploração se dá principalmente por empresários de fora. “Eles estão invadindo propriedades a noite, usando motosserras e levam a madeira nobre, principalmente para os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Maranhão”, explicou o inspetor.

Tony Carlos ressalta que os criminosos pegam árvores de mais de 50 anos como a Aroeira e o Angico Vermelho, que tem em torno de 20 cm a 90 cm de largura e tiram o tronco. Só são retirados de dois a três metros, que é considerado o “filé” da madeira e abandonam o restante. A operação atingiu mais de 6 mil quilômetros, em 15 municípios. Foram apreendidos nove veículos, 10 armas de fogo, entre espingardas de fabricação caseira e 538 metros cúbicos de madeira.



As fiscalizações aconteceram do dia 19 a 24 deste mês, nos municípios de Manoel Emídio, Eliseu Martins, Santa Luz, Cristino Castro, Bom Jesus, Morro Cabeça do Tempo, Parnaguá, Júlio Borges, Curimatá, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato. Ao todo, 40 agentes públicos e 15 veículos oficiais foram utilizados na execução da operação.


Carlos Moura Fé, que é superintendente de meio ambiente da Semar, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, informou durante a coletiva,  que essa foi uma das apreensões mais preocupantes, porque numa oficina de reciclagem de transformador elétrico foi apreendido um produto cancerígeno, que está banido de comercialização no Brasil e no exterior, desde a década de 90.

O produto chamado Ascarel, foi apreendido em Bom Jesus e era utilizado no lugar de óleo mineral. O empresário foi multado.



As cerâmicas foram lacradas por estarem funcionando através da queima de madeira para produção de fonte de energia, sem a devida autorização do órgão competente. Nas áreas onde já se retirou madeira comercializável, o desmatamento é realizado com tratores.


Com a operação a SEMAR ressalta que os maiores índices de exploração do meio ambiente, estão acontecendo nos municípios de Morro Cabeça do Tempo, Parnaguá, Cristalândia, Bom Jesus, Júlio Borges, Sebastião Barros, São Raimundo Nonato e Corrente.

A superintendência da Polícia Rodoviária Federal, Carla Filus, informou que esta foi uma das maiores operações da Polícia, voltada para a temática de crimes ambientais. Foram utilizados 30 policiais. 


Em São Raimundo Nonato uma serraria foi embargada por ter em suas dependências uma quantidade de madeira não autorizada. Em Manoel Emídio, uma carvoaria foi embargada por fornecer informações falsas aos sistemas oficiais de controle ambiental. No local foram apreendidas três motosserras também não licenciadas. Nos municípios de Parnaguá e Júlio Borges também foram embargados empreendimentos não autorizados de exploração de madeira.




A operação ocorreu em parceria entre a PRF, Semar, Detran e Instituto Chico Mendes. O delegado João José Pereira, informou que dos 15 detidos, foram abertos nove inquéritos por crime ambiental, porte de armas e receptação de veículos. Segundo ele três pessoas continuam presas em São Raimundo Nonato, o restante pagaram fiança.

A operação conseguiu apreender ainda 10 animais silvestres, sendo oito pássaros vivos, e uma cotia e um tatu abatidos. Foram apreendidos na posse de caçadores 10 espingardas e 24 munições. 




Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais