Cidadeverde.com

Estação de Tratamento de Água volta a parar 4 horas após poluição do rio

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Distrito Industrial parou por quatro horas – das 22h05 às 2h25 da madrugada desta quarta-feira – após sofrer nova poluição no rio Parnaíba. É a quinta vez em menos de dois meses.


O diretor operacional da Agespisa, José Dias, disse que a substância industrial provocou a paralisação das atividades na ETA. 

“Foi detectado a mesma característica com forte odor, azedo, de material orgânico com fermentação”, disse José Dias.

Ele informou que a produção voltou ao normal hoje pela manhã, mas afetou em 20% a distribuição de água em Teresina. “A nossa perspectiva é que o abastecimento volte ao normal em 100% somente amanhã”, afirmou o diretor.

Durante o incidente, foi convocado os técnicos da Agespisa e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Foi feita a coleta de água para novos exames.

A primeira paralisação do ETA foi provocado no dia 25 de junho, em seguida 2 , 3 e 20 de julho e ontem voltou a parar. 

O secretário municipal do Meio Ambiente, Agamenon Bastos, esteve na ETA na noite de ontem, 27, e coletou amostras de água para realização de análises.

Com a parada da estação, o abastecimento de vários bairros da cidade ficou prejudicado. O nível da maioria dos reservatórios está baixo, incluindo aqueles localizados no Dirceu, Satélite, São João, Parque da Cidade, Morro da Esperança e Vila Irmã Dulce.

A previsão é que o fornecimento seja regularizado até amanhã. A Agespisa recomenda o uso racional da água nas próximas horas. Os casos de emergência devem ser comunicados através do 0800 086 8888. A ligação é gratuita, inclusive de telefones celulares.


Flash Yala Sena

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais