Cidadeverde.com

Luto: Jornalista Pires de Sabóia morre aos 68 anos em Teresina

Imprimir
Atualizada às 12h

Morre em Teresina o jornalista Pires de Sabóia, um dos ícones do jornalismo piauiense, que atualmente trabalhava na rádio Teresina FM, na assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Piauí e era comentarista da TV Assembleia. 

Foto: Raoni Barbosa

O jornalista morreu aos 68 anos. De acordo com Alessandra Brandim, nora de Pires de Sabóia, a morte aconteceu durante a madrugada, na casa dele, mas somente pela manhã a família tomou conhecimento. A suspeita é de que problemas respiratórios tenham causado um infarto.

"Ele vinha reclamando de falta de ar. Havia ido ao médico e estava fazendo tratamento com aerosol. Sabemos que foi de madrugada, mas não vimos nada no momento", acrescentou a nora.

Foto: Raoni Barbosa

Funcionários da rádio Teresina FM informaram que o jornalista havia pedido alguns dias de licença para tratar de um problema respiratório, mas não deu detalhes. Pires de Saboia apresentava o programa Jornal do Meio Dia, juntamente com o jornalista Bartolomeu Almeida. 

Sabóia era pai do também jornalista Ubiracy Sabóia e trabalhou como repórter, articulista e editor nos principais órgãos de comunicação do Estado. Pires deixa a esposa, Dorotéia Sabóia, e os filhos Ubiraci Sabóia e Iratan Sabóia, além de dois netos. 

O velório de Pires de Sabóia acontecerá na capela da Alepi, com início previsto para o meio-dia. O enterro ainda não foi definido. 

Foto: Alepi

Poderes lamentam morte

Os vereadores da Câmara Municipal de Teresina lamentaram a morte do jornalista Pires de Saboia. O presidente, Rodrigo Martins (PSB), informou que a Casa vai apresentar um projeto de lei para que o nome do jornalista vire rua em Teresina.

A Câmara também aprovou o voto de pesar pelo falecimento. "O Piaui perdeu hoje uma referência no jornalismo político. É com pesar e profunda tristeza que recebemos a notícia de sua morte. Nossos pêsames à família, em nome de toda a Câmara", disse o presidente.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), que está em viagem de trabalho, ao saber da informação lamentou o ocorrido e disse que além de perder um grande amigo, a imprensa piauiense perde um dos seus ícones, um profissional respeitado por todos os colegas e pelas autoridades. 

Para o governador do Piauí, Wilson Martins, , a morte do jornalista é uma grande perda para o Estado, sobretudo para o jornalismo e para a política. “Conheço Pires de Sabóia desde que fui deputado. Ele sempre se revelou como alguém apaixonado pela profissão e pela política e traduziu com façanha o ofício, oferecendo notáveis contribuições para o Piauí”, destaca.

O coordenador de Comunicação do Estado, Fenelon Rocha, também deplora o ocorrido. “Perdemos um companheiro que sempre se destacou por sua postura afável e solidária. Os jornalistas do Piauí perdem um amigo, que tive o prazer de conhecer enquanto estudante. Queremos expressar solidariedade à família, particularmente, ao filho, o jornalista Ubirací Sabóia”, lastima. 



Jordana Cury

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais