Cidadeverde.com

Sejus investiga falha humana em fuga de 15 presos da Custódia

Imprimir
A Secretaria Estadual de Justiça divulgou na manhã deste domingo (1º) uma nota de esclarecimento onde afirma que está investigando o que provocou a fuga de 15 presos da Casa de Custódia durante a madrugada. Segundo o titular da pasta, Henrique Rebelo, há indícios de que houve falha humana. 

A Sejus informa ainda que quatro tentativas de fuga já haviam sido abortadas no mesmo pavilhão C, de onde os fugitivos escaparam. 

Matéria relacionada:
Quinze detentos cavam túnel, pulam muro e fogem da Casa de Custódia 

Leia a nota completa:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Estadual de Justiça informa que na madrugada deste domingo,1º de setembro, por volta das 02h00 h, 15 (quinze) detentos do pavilhão C da Casa de Custódia de Teresina empreenderam fuga.

A administração da Casa de Custódia mantinha isolada a cela 11 do Pavilhão C, por questão de segurança. No entanto, os detentos das outras celas tiveram acesso a essa cela, cavaram um túnel com saída para a área interna e conseguiram pular o muro.

O secretário Henrique Rebelo já determinou a imediata abertura de sindicância e registro da ocorrência junto ao Distrito Policial da área para apuração dos fatos. A Secretaria de Justiça acredita que houve falha humana, contudo somente a apuração dos fatos irá responder, pois o código penal prevê pena pelo ato de auxílio à fuga e/ou negligência, bem como adoção de medidas administrativas, em caso de prática de ato infracional.

Tendo em vista que neste mesmo pavilhão já foram abortadas 4 (quatro) tentativas de fuga, as vistorias são constantes e não haveria grandes possibilidades de fuga.

A reforma que está sendo realizada na Casa de Custódia, contempla reforço de concreto no piso das celas, reforço das grades e proteção para cadeados, contudo, ante o elevado número de presos provisórios só é possível ser realizada em um pavilhão por vez e, atualmente fora concluída a do pavilhão D, mas ainda não contemplou o pavilhão C.

A conclusão da execução dos serviços visa maior segurança, evitar fugas e incidentes dessa natureza.

As equipes de busca e captura da SEJUS já se encontram em campo, a fim de recapturar os detentos que empreenderam fuga nessa madrugada, bem como foram informadas a Polícia Rodoviária Federal e Militar.

SECRETARIA ESTADUAL DE JUSTIÇA


Carlos Lustosa Filho
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais