Cidadeverde.com

MP3 pede doação de eletrônicos com defeito para oficinas

O Movimento Pela Paz na Periferia (MP3) está solicitando doações de eletrônicos e computadores com defeitos para que estes equipamentos possam ser recuperados e utilizados em suas oficinas. Segundo a ONG, os repasses do Governo Estadual que a mantinham, foram suspensos, o que resultou em paralisação de parte das atividades. .

Na sede da ONG, localizada no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina, atualmente são ofertados três cursos profissionalizantes: informática básica, manutenção e montagem de computadores e robótica. Todos eles têm como matéria-prima equipamentos como monitores, televisores, telefones e impressoras com defeito que são doados pela população ou por empresas. 

 "O Cine Periferia, projeto que foi premiado nacionalmente e tema de matéria na BBC de Londres, é um dos que estão com as atividades paradas por conta da suspensão de parte dos repasses do Governo do Estado", lembra Francisco Júnior, coordenador do projeto. Atualmente, o MP3 atende cerca de 400 jovens na sede da instituição, ofertando cursos de qualificação para promover a inclusão no mercado de trabalho. 

A vereadora Rosário Bezerra (PT) visitou a entidade nessa quarta-feira (4) e se comprometeu a buscar mais apoio governamental para o MP3. De acordo com a parlamentar, é preciso a união de forças para contribuir com as atividades da ONG. "A inclusão no mercado de trabalho é hoje um dos grandes desafios para a juventude e temos no MP3 um trabalho qualificação importante e em uma área onde todos nós sabemos que há carência de mão de obra", diz Rosário Bezerra. 

Ela destacou que solicitará uma reunião com o secretário estadual de Assistência Social e Cidadania (SASC), Francisco Guedes, para tratar sobre as dificuldades enfrentadas pelo grupo.

Quem tiver interesse em doar equipamentos eletrônicos com defeito para serem reciclados nas oficinas do MP3, deve levar o material até a sede da instituição - localizada na Avenida Valter Alencar, bairro São Pedro - ou ligar para o telefone 3227 5553 e solicitar o recolhimento dos equipamentos. 

As principais necessidades são por aparelhos de televisão e informática. Na instituição, é feita uma triagem do que pode ser consertado (produtos que são encaminhados para as oficinas) e o que não é aproveitado tem as peças separadas para ser vendida ou armazenada para o posterior descarte correto, de forma a evitar contaminação do meio ambiente.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais