Cidadeverde.com

Políticos e gestor discutem saídas para fim das drogas em Teresina

Imprimir
O Jornal do Piauí realizou nesta segunda-feira (09), no quadro “O povo quer saber”, debate sobre o mundo das drogas e suas consequências para a sociedade. Participaram o vereador Samuel Silveira, a deputada Flora Izabel e o secretário executivo Eduardo Pereira.

Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com
Eduardo Pereira, Flora Izabel e Samuel Silveira.

“Se discute sobre a realização de internações compulsórias, mas essa deva ser uma atitude excepcional, não a regra. Defendo que o Estado ofereça mais educação e oportunidades para quem quer se tratar”, revela o vereador, que também é delegado.

No Piauí, há a experiência da Câmara de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Para Eduardo Pereira, o combate às drogas inicia com a caça às drogas lícitas como cigarro e bebidas. 

“O álcool é a porta de entrada para qualquer outra droga. A sociedade, rica ou pobre, sempre cria um barzinho que é tico como o “santuário”. Isso é cultural e deve acabar”, defende o secretário-executivo da instituição.

Para a petista Flora Izabel, dependentes químicos não devem ser tratados em hospícios. Devem contar com políticas, e legislações próprias, para enfrentar a realidade do vício. Por isso, para ela, o problema das drogas não deve ser encarado como de segurança.

“Temos que entender os usuários de drogas como problema social. Temos que buscar os fatores que levam os jovens a usar drogas. Remédios são importantes? Sim! Mas ele precisam andar com programas sociais”, defende a parlamentar.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais