Cidadeverde.com

Projeto de lei quer tornar sotaque piauiense como patrimônio cultural

Um projeto de lei apresentado pela deputada estadual Margarete Coelho (PP) quer que o sotaque piauiense seja considerado patrimônio cultural. A iniciativa será objeto de discussão e votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa). 


O parágrafo único do artigo 1º do projeto estabelece que, será denominado Piauês a pronúncia da  língua portuguesa que é característica do Piauí, bem como as palavras e expressões típicas do Estado. 

Na justificativa a deputada Margarete Coelho informa "que, a partir da rápida difusão da linguagem piauiense com a publicação do "Piauiês" os grandes estudiosos de idioma, como Antônio Houaiss, relaciona a terminologia ao Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa" a "Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês" entre as suas obras de referência. 

Trata-se de manifestação cultural como a música e a literatura piauiense e reforça o piauiês como parte fundamental da identidade dos cidadãos do Piauí. Dessa forma, a pronúncia, palavras e expressões piauienses tem caráter e importância local e nacional. 

Margarete Coelho cita algumas expressões típicas do Piauí: Aperriado, é sinônimo de medo e nervoso. Arre Égua, é uma interjeição que pode significar qualquer coisa a depender do tom de voz e da ocasião (alegria ou irritação). Outros termos do "Piauiês" são: Pau Mandado, é a pessoa mandada por outra. Abestado significa "ser besta". Custar no Piauiês é o mesmo que demorar. Gastura, significa mal estar. A pessoa inconveniente. A expressão Pelejar é "tentar exaustivamente". 

Regional - Da mesma forma várias publicações e estudos dialetais são usados nos Estados da Bahia, com o "baianês", em Alagoas, é falado "o alagoanês"; em Pernambuco "o pernambuquês" e, no  Ceará fala-se "o cearês". O jornalista, escritor Paulo José Cunha é autor da "Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês", mais tarde transformado em livro, hoje, na quinta edição. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais