Cidadeverde.com

Ceir terá nova oficina ortopédica; obras já foram autorizadas

Imprimir
O governador Wilson Martins autorizou a construção de uma nova oficina ortopédica para o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que oferecerá novos produtos e terá sua capacidade de produção, chegando a duas mil peças por mês. A autorização foi dada pelo governador nesta quarta-feira (11), durante reunião com a administração do Ceir, no Palácio de Karnak. O investimento estimado é de R$806.7 mil, oriundos do Tesouro Estadual.

A nova oficina terá dois pavimentos, com área total construída de 979,89 metros quadrados. Atualmente, são produzidos mil equipamentos por mês na Oficina Ortopédica do Ceir, entre órteses e próteses. Com o novo prédio, mais espaçoso, será possível produzir dois mil equipamentos ao mês; entre eles, produtos novos, como cadeiras de rodas adaptadas.

“O Ceir presta um serviço que é exemplo para o país, com excelência no atendimento à população. A construção da nova oficina dará condições não apenas para que se produza mais órteses e próteses, como para que sejam oferecidos novos equipamentos, melhor adaptados às necessidades dos pacientes”, comentou o governador. “É emocionante ver o sentimento das pessoas ao receberem esses equipamentos por representarem para elas maior independência, autonomia”, acrescentou.

Wilson Martins determinou à Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) que realize os procedimentos necessários para a confecção de projetos complementares e a execução da obra.

Segundo o médico Benjanim Vale, presidente da Associação Reabilitar, que administra o Ceir, o novo prédio será instalado no terreno onde se localizava a seda da Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí (AMA-PI), vizinho ao Centro. “Fizemos uma parceria com o Ministério da Saúde e na próxima sexta-feira enviaremos técnicos à AACD de São Paulo para treinamento onde aprenderão a produzir cadeiras de rodas adaptadas e os itens novos da tabela do SUS”, afirmou.

Oficina
Instalada em 2008, a Oficina Ortopédica do Ceir é referência para o país em fabricação de produtos ortopédicos, segundo o Ministério da Saúde. No local, são confeccionados hoje desde palmilhas e sapatos ortopédicos a próteses e órteses sob medida. Utilizando tecnologia de última geração, a Oficina oferece aos pacientes produtos leves e confortáveis, possibilitando melhores condições de uso.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais