Cidadeverde.com

Ceapi doa mais de 5 toneladas de alimentos no mês de agosto

Imprimir
Mais de 5.530 quilos de alimentos que seriam descartadas no lixo da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), em agosto deste ano, foram doados a entidades beneficentes de Teresina. Isso é resultado do programa Mesa Voluntária, desenvolvido pela diretoria do entreposto em parceria com os permissionários do local. Em agosto do ano passado, foram arrecadados cerca de 4.285 quilos de alimentos.

Segundo Alberto Monteiro Neto, diretor-presidente da Ceapi, os produtos mais arrecadados foram: banana, laranja, tomate, cebola, abóbora, batata, pimentão, mamão, melão, abacate, melancia e cenoura. O presidente afirmou também que os bons e crescentes números de doações é resultado de um trabalho desenvolvido com muito carinho e esforço pela equipe do Mesa Voluntária.

"Diariamente, os funcionários do programa percorrem, devidamente uniformizados, todas as bancas e boxes do mercado em busca de produtos para doação. Eles conversam com os feirantes individualmente e recolhem aquilo que eles julgam que possa ser aproveitado. No meio da manhã, o carrinho está praticamente cheio e, muitas vezes, precisa ser esvaziado na sede do programa e retornar para pegar mais doações", explica Alberto. 

Para o diretor-presidente da Ceapi, o aumento do número de alimentos aproveitados é fruto da conscientização dos comerciantes. "Os feirantes estão entendendo, cada vez mais, que há alimentos que não podem ser vendidos e que o melhor destino é doar para quem precisa se alimentar e não tem condições de comprar", afirma. 

Amor e espírito de solidariedade são os principais ingredientes de quem trabalha no setor. Wilton Alves, por exemplo, que realiza a arrecadação das doações, disse que seu trabalho é muito prazeroso. “Eu chego à banca ou ao box, me identifico, explico que é um trabalho voluntário, e as pessoas colaboram. Anoto todas as doações em uma prancheta. Para mim, é muito bom realizar esse trabalho. Sinto-me um instrumento de Deus por ajudar muitas pessoas e trabalho muito feliz", entusiasma-se .

A coordenadora do projeto, Patrícia Rocha, afirma que o momento mais recompensador de todo esse serviço solidário é justamente a hora em que as mercadorias chegam ao destino final, ou seja, às instituições selecionadas pelo Mesa Voluntária. "Para os permissionários e para nós, esses produtos podem não ter mais muito valor, mas quando eles chegam às entidades, é uma verdadeira festa. Essa ação leva alegria a muita gente", complementou.

Lourdes Pereira é uma das pessoas que diariamente contribui com o programa através de doações. “Eu me sinto completa doando e, consequentemente, ajudando o próximo. Graças a Deus tenho a oportunidade de colaborar com quem precisa. Sabemos da quantidade de pessoas necessitadas que temos na nossa cidade e no estado, e poder ajudar é muito bom”, disse ela.

A assistente social da comunidade terapêutica Fazenda da Paz, Suene Neves, acompanhou mais uma coleta de doações na Ceapi. "A Fazenda da Paz só tem a agradecer por essa parceria. Doações como essas engrandecem nosso trabalho, e possibilitam que continuemos a ajudar nosso público. Estamos de portas abertas para continuar recebendo doações do Mesa Voluntária", afirma.

Mesa Voluntária

O Mesa Voluntária  está localizado no mercado da maior central de distribuição de alimentos do Piaui. O projeto foi lançado, em 2003, para fortalecer as políticas de segurança alimentar e nutricional, além de combater a fome. A Central de Abastecimento já doou mais de 3.000.000 quilos de hortifrutis. O objetivo do programa é recolher alimentos fora do padrão de comercialização, mas em perfeitas condições de consumo. Dentre as instituições beneficiadas  estão creches, abrigos, asilos e hospitais, melhorando a saúde e a qualidade de vida de quem precisa.

Os interessados em doar alimentos para o programa, o Mesa Voluntária funciona das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira, o telefone é (86) 3220 1701.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais