Cidadeverde.com

Sessão solene marca do Dia Municipal dos Surdos nesta sexta(13)

Imprimir
Atualizada às 13h

A Câmara Municipal de Teresina realizou uma sessão solene, nesta sexta(13), pelo Dia Municipal dos Surdos, no plenário da Casa. A sessão contará com uma intérprete da língua de sinais para que os deficientes auditivos possam acompanhar. 

O registro marca também, o aniversário de fundação da Associação dos Surdos do Piauí, que completa 13 anos. Desde 2000, a organização luta pelos direitos de inclusão no âmbito da capital e já avançou muito, diz a presidente, Kelly Samara, que também é surda e teve sua mensagem traduzida por interprete.


A data entrou para o calendário de eventos de Teresina, como o dia oficial para comemorar o dia municipal do surdo. O projeto do vereador Edvaldo Marques foi sancionado pelo prefeito Firmino Filho e virou a lei 4.439 do dia 26 de agosto de 2013. 

A proposição foi dos vereadores Edvaldo Marques e Rodrigo Martins, ambos do PSB. A data foi escolhida por ser o dia de criação da associação dos surdos de Teresina. Os deficientes auditivos são lembrados mundialmente no dia 30 de setembro e nacionalmente no dia 26 do mesmo mês.


"A  Lei ressalta uma importante mudança na vida social da pessoa surda e com deficiência auditiva, acreditamos não apenas na inclusão, mas acima de tudo, na manutenção e reforço do respeito para com todos", argumentou Edvaldo Marques.

Ele disse ainda que foi um pedido da associação, já que a Câmara tem avançado nas discussões e projetos de lei para pessoas com deficiência de um modo geral. "Eles nos pediram para que pudéssemos contemplá-los com políticas públicas e principalmente na comunicação através do sistema Libras, é uma forma de reconhecemos mais uma categoria de deficientes de nossa cidade", afirmou o vereador. 


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais