Cidadeverde.com

Calor passa dos 39ºC e umidade fica abaixo de 20% em Teresina

Imprimir
Após poucas chuvas no início de setembro, o período conhecido como B-R-O-Bró, últimas letras dos meses mais quentes do ano no Piauí, começa a fazer jus a sua fama. Nesta terça-feira (17), a capital Teresina registrou 39,1ºC, a temperatura mais alta do ano. Para completar, a umidade ficou abaixo de 20% durante a tarde.

Foto: Rayldo Pereira/ Cidadeverde.com

Sônia Feitosa, da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), não faz previsões muito animadoras para o teresinense. "Com certeza, já é a maior temperatura desse ano. E a tendência é de ficar mais alta ainda", afirmou ao Cidadeverde.com. 

A estimativa é de que os 40ºC fossem atingidos ainda nesta terça-feira, marca a ser alcançada ao longo da semana. De acordo com Sônia Feitosa, durante a tarde, mais precisamente até 16h30, é que são registradas as maiores temperaturas e menores taxas de umidade na capital. 

A "chuva do caju", esperada em agosto para a florada do pseudofruto, ocorreu somente no início de setembro. Segundo Sônia Feitosa, o fenômeno foi provocado por um sistema isolado e não deve se repetir tão cedo. O calor vai prevalecer pelo menos até o início de novembro. 

Estado de Alerta
Além do calor, a baixa umidade contribuiu para o clima pesado desta terça-feira. Às 13h, o índice medido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) através de estações de superfície automática chegou a 23%. Esse percentual caiu para 19% às 14h e para 16% uma hora depois. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde do homem. No Brasil, entre 21% e 30%, é considerado estado de atenção. De 12% a 20%, caso de Teresina durante a tarde, o estado é de alerta. Abaixo de 12%, a situação é de emergência.

É recomendável permanecer protegido do sol, evitar exercícios físicos entre 10h e 16h, usar vaporizadores, toalhas molhadas ou bacias com água nos ambientes e consumir água à vontade.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais