Cidadeverde.com

Sejus: tornozeleira funcionou e foi satisfatória, diz nota

Imprimir
A Secretaria de Justiça (Sejus) divulgou nota de esclarecimento sobre a prisão de Vando Bezerra Gomes, 33 anos, após ele se livrar da tornozeleira eletrônica instalada nele na última terça-feira(17). Ele teria deixado o aparelho em uma boca de fumo no Centro de cidade. 


Vando alegou que fácil retirar o objeto e disse que estava apertado. “Não é difícil não, foi só puxar. Tava apertando, não vou dormir com isso apertando meu pé”, destacou o acusado de arrombamento e já tem mais de dez passagens pela polícia. Vando está na Central de Flagrantes.

A secretaria informou que a tornozeleira não é uma “solução mágica”, mas “útil” e que a instalação é determinada ao avaliar o perfil do tipo de crime praticado pelo réu.


A nota destaca ainda que o uso do equipamento foi satisfatório, já que mesmo com a ruptura pôde localizá-lo. 

Veja a nota completa:

O sistema de monitoramento eletrônico é um recurso disponibilizado pela Secretaria Estadual de Justiça em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça para ser instalado em cumpridores de pena em regime aberto, semiaberto, prisão domiciliar, liberdade condicional, saída temporária e medidas cautelares, para evitar encarceramentos desnecessários.

Esse mecanismo não será oferecido a presos que ofereçam risco a sociedade e não se trata de uma solução mágica, mas de uma solução útil no contexto do elevado número de presos provisórios do Estado do Piaui.

Contudo, antes de se determinar sua instalação, faz-se necessário observar o perfil do tipo penal praticado, grau de periculosidade e, principalmente, o nível de comprometimento do usuário e sua capacidade de compreensão acerca da oportunidade e benefícios ao possibilitar sua liberdade durante o curso do processo.

A Sejus informa que o monitoramento funcionou e foi satisfatório, vez ter detectado em tempo real a ruptura do equipamento eletrônico, sendo imediatamente acionada a Policia Militar que prontamente iniciou a localização e captura de Vando Bezerra Gomes.

Numa operação exitosa, a Policia Militar recolheu o equipamento e capturou Vando Bezerra Gomes, conduzindo-o a Central de Flagrantes. Caberá ao Juízo da 8ª Vara Criminal a análise e providências que o caso requer.

Matérias relacionadas:


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais