Cidadeverde.com

Equipe está construindo a primeira casa ecológica de Teresina. Veja!

Imprimir
A prefeitura de Teresina está apoiando a construção da primeira casa ecológica do Piauí. O levantamento da casa está acontecendo dentro da programação da I Oficina de Construções Sustentáveis, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A unidade habitacional fica no Loteamento Residencial Júlio Soares, zona sul, nas proximidades da BR 316.


Neste sábado (21), será iniciado o levantamento da casa. Estão sendo usados restos de materiais de construção e paredes de areia. Aproximadamente 100 moradores de diversas comunidades, além de alunos de arquitetura, engenharia civil, técnicos em edificações, gestão ambiental e profissionais da área de construção civil, estão participando da experiência.

As oficinas foram divididas em três módulos, onde cada pessoa pode participar de um módulo de cinco dias. “Durante a oficina diversas técnicas de bioconstrução estão sendo repassadas e os alunos irão não apenas construir uma casa ecológica, mas também receber certificado de participação na oficina”, explicou Dionísio Carvalho, secretário executivo de Meio Ambiente.

A coordenação da oficina é feita pelo presidente da Organização Bio Construtores Sem Fronteiras, Canrobert Almeida, que é especialista em técnicas de construções com terra, construtor de jardins filtrantes, praças ecológicas e utiliza várias outras ecotécnicas.  

O projeto contará também com a contribuição de Maria Vilani, que é enfermeira sanitarista, permacultora, paisagista permacultural, especialista em jardins filtrantes (Saneamento básico com plantas bioreparadoras), biofossas de raízes, quintais produtivos e biofertilizantes líquidos (biogéo).

Ao final do curso, uma casa será erguida e entregue a um artesão que trabalha no centro de produção do Saci e irá morar no local com a esposa e uma filha.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais