Cidadeverde.com

Circuito de ciclismo será inaugurado no Dia Mundial Sem Carro

Imprimir
Teresina participará do Dia Mundial Sem Carro, comemorado neste domingo, 22 de setembro. A ideia é que os teresinenses deixem os carros em casa e se desloquem pela cidade de bicicleta ou mesmo a pé. Para comemorar a data, a Prefeitura de Teresina irá inaugurar o circuito de ciclismo que envolve as avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes.

Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Galba Coelho, um grande passeio ciclístico acontecerá nesse domingo para comemorar o Dia Mundial sem Carro. O evento já tem a presença confirmada do prefeito Firmino Filho, que tem participado de todas as quatro edições do passeio ciclístico Pedala Teresina.

A proposta da Prefeitura, de acordo com o secretário, é fechar um trecho que vai da Ponte Wall Ferraz até a Petrônio Portela para a prática do ciclismo. “Esse trecho será fechado todos os domingos, de 7 às 12 horas, como forma de incentivar o uso da bicicleta. O prefeito Firmino Filho tem sido adepto dessa medida e tem implantado ciclofaixas nas avenidas como forma de incentivar o ciclismo, não apenas como atividade esportiva e de lazer, mas também como forma de locomoção”, explicou.

Segundo a gerente de educação de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Samyra Motta, a I Pedalada do Dia Mundial Sem Carro é também um alerta aos teresinenses. “O nosso objetivo é alertar as pessoas e mostrar que suas escolhas são fundamentais para reduzir os índices alarmantes que temos de acidentes de trânsito”, pontuou.

O ponto de saída dos ciclistas será a Ponte Estaiada, passando pela Ponte Wall Ferraz, dobrando no supermercado Makro, seguindo pela Avenida Marechal Castelo Branco, passando pela Ponte Petrônio Portela e finalizando percurso novamente na Ponte Estaiada.

A Prefeitura de Teresina já tem desenvolvido uma série de ações com o objetivo de reduzir o número de automóveis circulando pela cidade. Entre elas, a implantação de ciclofaixas nas avenidas que possuem mais de três faixas e o fechamento do trecho da avenida Raul Lopes, sentido Norte/Sul, para o trânsito de veículos todos os domingos.

O Dia Mundial sem Carro começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte, o número mais que dobrou, onde 1.683 cidades aderiram à campanha. No Brasil a data começou a ser comemorada em 2001, com a participação de 11 cidades. 

Com a data, se pretende chamar atenção da população e do poder público dos problemas ocasionados com o intenso fluxo de veículos circulando. Questões sobre mobilidade urbana, saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, acidentes, são debatidas nessa data.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais