Cidadeverde.com

Subdelegação depende da prefeitura, diz presidente da Agespisa

Imprimir
Atualizada às 13h13
O presidente da Agespisa, Antonio Filho, concedeu entrevista ao Jornal do Piauí nesta quarta-feira (25), após uma reunião com doze deputados estaduais na sede do órgão. Ele falou com os parlamentares sobre a dívida da autarquia e comentou que a subdelegação dos serviços de distribuição de água na capital agora depende da avaliação da Prefeitura de Teresina. 


Antonio Filho explicou que o débito atual da empresa ultrapassa R$ 1,2 bilhão, o que dificulta a captação de empréstimos e consequentemente, os investimentos em novas áreas há quatorze anos. “Há um conjunto de dívidas e falta de recolhimento de tributos ao longo de décadas. Mostramos aos deputados a curva de crescimento de arrecadação e de dívidas. Esta última supera em várias centenas de reais a primeira. Há mais de 14 anos não temos uma certidão negativa que e não pode fazer empréstimo ou financiamento para expandir a rede”, justificou. 

O presidente da Agespisa acrescenta que a falta de recursos é grave porque dos 177 municípios atendidos pela empresa, apenas 40 geram lucro. Os outros 137 (77% do total) causam prejuízo. Ele explicou também que além de Teresina outras cidades já especularam assumir o abastecimento de água. “O problema é que alguns municípios estão com dívidas na Agespisa, como é o caso de São Miguel do Tapuio que deve mais de R$ 1 milhão e pediu a retomada”, exemplificou.

Antonio Filho disse ainda que o projeto de subdelegação elaborado pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Governo do Estado já foi repassado para a prefeitura de Teresina. “Cabe agora a prefeitura nos dar a resposta para darmos prosseguimento ao processo que  diz respeito a uma proposição de audiência e consulta popular, mas que só poderão ser feitas após autorização da prefeitura”, afirmou.


Publicada às 11h02
Uma comissão de deputados estaduais estão a portas fechadas com o presidente da Agespisa, Antonio Filho, na manhã desta quarta-feira (25), na sede da empresa. Os parlamentares cobram soluções para a falta do abastecimento de água em Teresina.

Ascom Agespisa

Participam da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB), João de Deus (PT), Tererê (PSDB), Flávio Nogueira (PDT), Evaldo Gomes (PTC), Ismar Marques (PSB), Hélio Isaías (PTB), Liziê Coelho (PTB), Joilson Rodrigues (PTB), Juliana Moraes Sousa (PMDB), Francisco Ramos (PSB).


Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais