Cidadeverde.com

Assentados no Piauí terão cursos de Geografia e Agronomia

Os assentados da reforma agrária no estado do Piauí terão mais dois novos cursos em nível superior. Oferecido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o convênio oferecerá 50 vagas, que serão preenchidas por meio de processo de seleção específico para o público da reforma agrária, já no primeiro semestre de 2014.

Um dos cursos é de graduação em Geografia, que será realizado em convênio com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com o Movimento dos Sem Terra (MST), em São João do Piauí. O outro é de Agronomia, cujo projeto está em fase de elaboração.

O investimento do Pronera, ao final dos quatro anos de curso, será de até R$1,2 milhão. Os cursos também vão atender a demanda de comunidades quilombolas, acampados que esperam por criação de assentamentos, e assentados em projetos do Crédito Fundiário.

Outros cursos

Também está previsto o curso de Alfabetização e Escolarização para 720 crianças, jovens e adultos oriundos de assentamentos e comunidades quilombolas em todo o estado, e o curso de Residência Agrária (especialização, pós-graduação lato sensu) de carga horária mínima de 360 horas.

Pronera

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados e atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo. O programa apoia projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais