Cidadeverde.com

Farmacêuticos podem receitar tratamentos e remédios de uso livre

Imprimir
O presidente do Conselho Regional de Farmácia, Osvaldo Bonfim, explicou a nova resolução do Conselho Federal, que permite aos farmacêuticos prescreverem medicamentos isentos de prescrição médica, como analgésicos e antialérgicos. 

"O objetivo é melhorar o sistema de saúde, desafogar os hospitais. Por exemplo, uma pessoa que machuca a unha, não precisa ir direto para o Hospital de Urgências de Teresina, basta ir a uma farmácia. Além dos medicamentos livres, também poderemos prescrever tratamentos, como a higienização de ferimentos", destacou.

De acordo com o presidente, países como a Inglaterra e o Canadá já aderiram à medida e conseguiram desafogar os hospitais. "Na Inglaterra, por exemplo, 70 tipos de doença são tratados direto na farmácia", pontuou.

Para Osvaldo, a polêmica e reação dos médicos não tem sentido. "Só vamos prescrever medicamentos que não precisam ser receitados e renovar a receita de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Não estamos falando de medicamentos com prescrição médica", esclareceu.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais