Cidadeverde.com

Dilma Rousseff recebe presidente do Paraguai

Imprimir
A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta segunda-feira (30) para uma reunião no Palácio do Planalto o presidente do Paraguai, Horácio Cartes.  Conforme protocolo das visitas de Estado, Cartes foi recebido por Dilma e pelo chanceler Luiz Alberto Figueiredo na rampa de acesso ao salão nobre do Planalto. O presidente passou em revista às tropas, houve execução dos hinos paraguaio e brasileiro e disparo de 21 tiros de canhão pelo Batalhão da Guarda Presidencial.


Durante a visita de Estado, Cartes e Dilma deverão tratar de temas relacionados ao Mercosul, bloco do qual o Paraguai ficou suspenso após o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, em junho de 2012.

Em reunião de cúpula em julho, o Mercosul havia aprovado a reincorporação do Paraguai ao bloco, mas o processo ainda não foi concluído. Durante a suspensão do país, o Mercosul aprovou a entrada da Venezuela, sem o consentimento do Paraguai. Um dia depois de tomar posse, em agosto de 2013, Cartes disse que o Paraguai voltaria ao Mercosul quando os chanceleres dos países do Mercosul encontrassem uma solução para o problema jurídico causado pela adesão da Venezuela sem a presença ou aprovação paraguaia.

Segundo informações do Itamaraty, os dois presidentes "darão continuidade ao diálogo sobre a ampla agenda bilateral, com ênfase em cooperação técnica, desenvolvimento fronteiriço, temas comerciais, temas de infraestrutura e iniciativas de combate à pobreza". Deverá ainda ser acertada parcerias em segurança pública, agricultura, saúde, turismo, defesa, infraestrutura e tecnologias sociais.

Horácio Cartes e Dilma Rousseff farão declaração à imprensa após reunião fechada. Em seguida, almoçarão no Palácio Itamaraty.

Mais cedo, em sua conta no microblog Twitter, Dilma disse que o Paraguai “é um aliado histórico” do Brasil ao comentar sobre a visita. “Nossos 2 povos ganham c/ maior cooperação”, afirmou a presidente.

Além de Figueiredo, os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Gleisi Hofmann (Casa Civil), Edison Lobão (Minas e Energia), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) acompanharam a chegada de Cartes.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais