Cidadeverde.com

Deputado atola em lagoa que virou lama por conta da estiagem no PI

Imprimir
A cena seria cômica se não fosse trágica. O deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) atolou na lagoa de Parnaguá, 823 quilômetros ao Sul de Teresina (PI). O acidente na viagem do último fim de semana comprovou o drama provocado pela seca que atinge toda a região Nordeste.

Ascom

Tida como a terceira maior lagoa do Brasil, com 12 quilômetros de comprimento e 6 quilômetros de extensão, a lagoa era usada para abastecer o município de Parnaguá. 

"Fui tirar uma foto para mostrar que a lagoa estava seca. Foi quase uma hora com o povo me puxando", disse ao Cidadeverdecom o deputado, que foi ajudado por assessores com o cabo de uma vassoura. "Nunca tinha acontecido isso na minha vida. A situação é dramática tanto em Parnaguá quanto em Avelino Lopes".


A falta de água em Avelino Lopes foi motivo de requerimento apresentado por Fernando Monteiro na Assembleia Legislativa. Ele requisita que o Governo do Estado perfure três poços na zona urbana do município, além do abastecimento por carros-pipa. 

"O abastecimento na cidade é feito por uma barragem que está praticamente seca", alertou o deputado, que quer que a Agespisa deixe de cobrar tarifa de abastecimento no período em que o mesmo não for normalizado. 

O prefeito de Avelino Lopes, Dióstenes José Alves (PP), esteve com o deputado e relatou a situação desesperadora. "Estou aqui pedindo socorro a todos. A água não tem a mínima condição de consumo", disse o gestor, que já contou períodos de 20 dias sem abastecimento regular nas últimas semanas. 


Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais