Cidadeverde.com

Caravana Piauí da Gente começa nesta sexta em Campo Maior

Imprimir
 Tem início nesta sexta-feira (4), a Caravana Piauí da Gente que festejará, de Norte a Sul do Estado, os 191 anos de emancipação política, levando uma vasta programação para ressaltar os valores da terra e o povo piauiense.

O ônibus que integra a Caravana já está pronto para levar às cidades polo do Estado atividades culturais, oficinas, serviços (expedição de carteira de identidade e de trabalho) e apresentações artísticas, e ainda o  Encontro de Radialistas e Blogueiros do Piauí, que irá instigar um debate sobre as mudanças pelas quais vem passando a comunicação e as formas de exercê-la.

A primeira parada da Caravana Piauí da Gente acontece em Campo Maior, cidade que irá vivenciar um dia de entretenimento e prestações de serviços, que será encerrado com o show de Vagner Ribeiro e Valor de PI, no Complexo Cultural Valdir Fortes.

O primeiro Encontro de Radialistas e Blogueiros acontecerá na Câmara Municipal de Campo Maior. A cada Encontro, que será realizado nas sextas-feiras do mês de outubro, serão sorteados cinco gravadores e um smartphone.

“O encontro de blogueiros é uma forma de aproximarmos esses profissionais dos radialistas e juntos promovermos uma discussão sobre as mudanças importantes no fazer radiofônico e na comunicação a partir dos processos de internet, em tempo real, que faz com que a gente tenha necessidade de se atualizar permanentemente. Esse encontro é uma iniciativa da Coordenadoria de Comunicação para que esses profissionais possam refletir sobre sua atividade, bem como se atualizar e fazer um trabalho melhor em benefício dele mesmo e do Estado”, argumenta Fenelon Rocha, coordenador de Comunicação do Piauí.

Oficinas de pintura
As oficinas de pintura serão outro grande atrativo da Caravana. Ao todo, 12 municípios receberão as oficinas, com momentos que irão ressaltar a identidade, arte e cultura locais.

“Vamos trabalhar com a piauiensidade e ressaltar a identidade, a arte, a culinária e as características de cada local. A oficina é voltada para crianças, adolescentes e, também, poderemos abrir para o público da terceira idade. A nossa intenção é trabalhar com a cultura piauiense usando a linguagem de arte contemporânea”, esclarece a professora e ministrante da oficina, Luciana Leite.

Após a oficina, os participantes e artistas locais serão convidados a realizar uma intervenção artística na cidade, com o tema Mural Cores e Sabores. Na ocasião, através de desenhos e pinturas, as cores de cada região, os sabores da culinária e a arte local serão retratados e fixados em um ponto da cidade.

“Esse é um projeto de valorização da nossa arte, da nossa cultura. Em cada município iremos convidar os artistas que estão em atuação e, através da identidade da cada lugar, diferentes painéis de intervenções serão criados”, ressalta Luciana.

No sábado (4), a Caravana Piauí da Gente estará na cidade de União e no domingo (5), em José de Freitas. Confira programação completa:

Campo Maior (Sexta-feira)
8h - Encontro de Radialistas e Blogueiros do Piauí. Local: Câmara Municipal de Campo Maior
8h - Serviços de Cidadania (expedição de carteira de identidade e de trabalho). Local: Espaço Cidadão de Campo Maior
14h - Oficina de Pintura. Local: Complexo Cultural Valdir Fortes
16h - Intervenção artística - Mural Cores e Sabores. Local: Muro da AABB
18h - Mostra de Vídeos. Local: Complexo Cultural Valdir Fortes
19h30 - Show com Vagner Ribeiro e Valor de PI. Local: Complexo Cultural Valdir Fortes

União (Sábado)
8h - Serviços de Cidadania (expedição de carteira de identidade e de trabalho). Local: Largo da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
14h - Oficina de Pintura. Local: Unidade Escolar Fenelon Castelo Branco
16h - Intervenção artística - Mural Cores e Sabores. Local: Muro da Unidade Escolar Fenelon Castelo Branco
18h - Mostra de Vídeos. Local: Largo da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
18h - Apresentações de grupos de Reisado, Baião, Dança de São Gonçalo e homenagem aos vaqueiros de União
19h30 - Show com Vagner Ribeiro e Valor de PI. Local: Largo da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

José de Freitas (Domingo)
8h - Serviços de Cidadania (expedição de carteira de identidade e de trabalho). Local: Praça Governador Pedro Freitas 
14h - Oficina de Pintura. Local: Teatro Municipal Barítono Raimundo Ferreira
16h - Intervenção artística Mural Cores e Sabores. Local: Muro do palco da Praça dos Eventos
18h - Mostra de Vídeos. Local: Praça dos Eventos
19h - Show com Vagner Ribeiro e Valor de PI. Local: Praça dos Eventos

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais