Cidadeverde.com

Caminhada e chuva de pétala marcam Outubro Rosa em Teresina

Imprimir
Amanhã, 5 de outubro,  é o grande dia do Outubro Rosa 2013 em Teresina. É nesta data que a Fundação Maria Carvalho Santos (FMCS) promove a caminhada contra o câncer. A mobilização inicia às 7 horas da manhã do adro da igreja São Benedito onde, também, serão distribuídas as senhas para 500 mamografias gratuitas.

A caminhada pretende reunir cerca de 4 mil pessoas, com a presença da atriz Luiza Brunet, que vem a Teresina para lembrar às mulheres a importância da mamografia e mostrar aos governantes que a sociedade precisa de melhores políticas públicas para facilitar o acesso à prevenção e ao tratamento do câncer de mama. 

Da igreja São Benedito, todos seguem em caminhada para a sede da FMCS onde serão realizados os atendimentos por mastologistas e oncologistas voluntários, cerca de 30 profissionais estão envolvidos nesta campanha. 

As mamografias serão realizadas durante todo mês de outubro em clínicas credenciadas pelo SUS em Teresina. Nos últimos anos, uma média de 4 casos de câncer foram diagnosticados durante o mutirão do Outubro Rosa.

Durante o percurso haverá uma chuva de pétalas de rosas que materializará a saudade sentida daquelas mulheres que foram vítimas da doença. As pétalas serão jogadas de um helicóptero e deve deixar ainda mais bonita a avenida Frei Serafim. 

"Graças ao movimento Outubro Rosa, muitas leis foram aprovadas. Agora, precisamos que o SUS acolha o teste genético a fim de selecionar mulheres e otimizar o acolhimento a elas", destacou o mastologista Luiz Ayrton, presidente de honra da FMCS.



Da redacao
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais