Cidadeverde.com

Espetáculo carioca O Confete da Índia chega a Teresina esta semana

Imprimir
O espetáculo "O Confete da Índia" será apresentado em Teresina neste final de semana dias 11 e 12 de outubro. Contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012,serão duas apresentações gratuitas, às 20 horas, no Galpão do Dirceu (localizado atrás do Carvalho Alternativo da Av. das Hortas). 

O espetáculo tem concepção, direção, dramaturgia e performance do carioca André Masseno, que realiza uma apresentação solo que dialoga com a postura corporal do desbunde, arte e atitude contraculturais dos anos 1960 e 1970 que, inspirados pela leitura do comportamento dos índios antropófagos feita pelos Modernistas da Semana de 22, deglutiam culturas e posturas estrangeiras para criarem um modo tipicamente extasiado de vivenciar e olhar o mundo.

Foto: Nilmar Lage

A montagem busca novas abordagens para esse desbunde, considerado como uma experiência corporal do êxtase, quando o corpo se desloca para fora de si em direção a um estado de explosão e transbordamento. O Confete da Índia se confronta também com algumas obras resultantes do período em questão como a performance da cantora Gal Costa no álbum Índia(1973), as fotos de foliões do carnaval carioca feitas por Arthur Omar na série Antropologia da Face Gloriosa (1973-1996) e a corporeidade andrógina do grupo Dzi Croquettes.

Além de Teresina, o espetáculo se apresenta em Porto Alegre (RS), entre os dias 18 e 20; e Uberlândia (MG), de 26 a 27 de outubro.

Com 22 anos de carreira, André Masseno combina em seu trabalho elementos do teatro, da literatura, da dança e da performance, tendo se apresentado em diversos estados brasileiros (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo) e no exterior (Inglaterra, Alemanha, Croácia).

O Confete da Índia é contemplado pelos Prêmios Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012 (Circulação), Funarte de Dança Klauss Vianna 2011 (Montagem) e FADA 2011 – Fundo de Apoio à Dança, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais