Cidadeverde.com

Cadastro Positivo: cerca de 500 mil consumidores já foram inseridos

Imprimir
A Serasa Experian afirma que cerca de 500 mil pessoas já aderiram ao Cadastro Positivo. Funcionando desde agosto, o cadastro é um banco de dados, geridos por empresas especializadas, que contém informações acerca do histórico de pagamentos de cada indivíduo ou empresa. 


Assim, faturas de cartão de crédito, crediários, empréstimos, financiamentos, contas de telefone fixo, luz, internet, entre outras, terão a pontualidade de pagamento analisada para a concessão de crédito.

Para o diretor do Cadastro Positivo da Serasa Experian, Laércio de Oliveira Pinto, a medida é um indutor do bom comportamento do consumidor. “À medida que o mercado dispuser desse histórico de crédito, o bom pagador poderá se beneficiar de taxas melhores. Quanto menos informação, maior a incerteza, o que aumenta o risco e, consequentemente, a taxa de juros”.

Ele acrescenta ainda que a grande diferença entre o cadastro positivo e o negativo é que o primeiro mostra as reais condições que o demandante de crédito tem para honrar suas dívidas, já no segundo não permite permite dar a pessoa uma condição diferenciada, "não diz se ela é boa pagadora e se ela paga as contas em dia."

Fonte: Info Money
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais