Cidadeverde.com

Dudu questiona proposta de Firmino: "Então é uma privatização?"

Imprimir
O vereador Edilberto Borges, o Dudu do PT, questiona a proposta anunciada nesta segunda (14) pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), em que a prefeitura assumiria os serviços de abastecimento e esgotamento de parte da cidade. Em debate no Jornal do Piauí, o vereador Tiago Vasconcelos se declarou a favor da proposta e Doutor Pessoa (PSD) afirmou que foi o autor da ideia.

Raoni Barbosa/ Revista Cidade Verde

O prefeito Firmino Filho quer dividir com a Agespisa a responsabilidade sobre a prestação dos serviços de saneamento na capital. Pela nova proposta do Executivo, a prefeitura criará a Companhia Municipal de Água e Esgotos e Teresina seria dividida em duas áreas: a área Entre Rios e a área Além Poti.


Para Dudu, a proposta está "confusa" e um dos principais pontos que o prefeito não explicou é de onde sairia o financiamento para o funcionamento do novo órgão. Além disso, o parlamentar questiona se não seria uma forma de privatizar a companhia e afirma que a proposta não poderá ser posta em prática em 2014. 


"Se o município não tem recurso para outras coisas emergenciais como ele alega, imagine. A Santa Maria da Codipi e o Dirceu representam a metade. A iniciativa privada entraria com R$ 1,9 bilhão. Estou achando estranha demais essa história. Há um contrato em vigência com a Agespisa. Quero é ver o contrato porque acho que tem uma coisa maquinada por trás. Acho que isso é sucatear a empresa pública, entrar com uma empresa privada. Então é uma privatização e a prefeitura vai ser sócia? Porque ela não diz de onde vem o recurso. O que tem lá de concreto é que a Agespisa está inoperante e a prefeitura está conivente ao tempo que não toma medidas que estão previstas, como multas e rompimento de contrato. Eu não sou a favor de romper. Eu desafio o prefeito chegar e mostrar onde funciona essa companhia. Se a prefeitura está com essa boa intenção, porque não cobra que a Agespisa cumpra o contrato? É zero a possibilidade de fazer para 2014. O Orçamento já está na Câmara e é R$ 2 bilhões para próximo ano", declarou.



Já o vereador Tiago Vasconcelos (PSB) explicou que a proposta mostra que o prefeito está preocupado com a precariedade da prestação do serviço e quer uma solução para o problema. 

"A prefeitura tendo autonomia ela delega. Precisamos de abastecimento de água e esgotamento. Se tiver que delegar eu sou favorável. Não é um bicho de sete cabeças. Se a Agespisa já admitiu que não tem condição de cumprir o contrato, se a prefeitura assumir o papel dela e chegar para a Câmara e disser que não tem recursos aquela lei de autoria do vereador Edvaldo Marques diz que somente será feita a delegação se passar pela Câmara porque nenhum custo pode ser repassado para a população", afirmou.


O vereador Doutor Pessoa (PSD) ressaltou que a proposta foi dada por ele ao prefeito na primeira reunião em que foi discutido o tema. "Eu não quero nem dizer que sou o pai da criança, mas antes de ter reunião com o Firmino minha opinião era essa. Se o bolo está grande para alguém, porque não divide? Na Agespisa, está comprovado que os gestores foram péssimos. Ninguém entrou ali com jumento que não saiu com cavalo de corrida, tirando a gestão do Freitas (Neto). Do jeito que está lá, com aquele fala mansa (Antonio Filho, presidente), que não tem determinação nenhuma para resolver, está difícil", opinou.

Matéria relacionada

Leilane Nunes

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais