Cidadeverde.com

Piauí perde prazo de inscrição e fica fora dos Jogos Escolares de 2013

Imprimir
Atualizada às 18h03
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou nesta terça-feira (15) que o Estado não efetuou a inscrição de seus atletas e está fora da competição deste ano. 

A judoca Lilian Lopes e o nadador Vinícius Silva estão classificados 
para o Mundial Escolar, mas não poderão disputar o evento nacional

O COB informa que a Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), órgão estadual responsável pela inscrição, teve dois meses de prazo para regularizar a situação dos atletas, mas não o fez. 

"O Comitê Olímpico Brasileiro confirma que o Piauí não realizou a inscrição quantitativa da delegação do estado para os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 dentro do prazo determinado pela organização dos Jogos. O período para a inscrição dos estados foi de aproximadamente dois meses. O prazo era o mesmo para todos os estados e o Piauí foi o único a não realizar a inscrição", divulgou o COB, em nota enviada ao Cidadeverde.com.

Ana Patrícia/Inovafoto/COB

Os Jogos Escolares da Juventude acontecem todos os anos em duas etapas. Na primeira, disputada em Natal (RN) no mês de setembro e para atletas de 12 a 14 anos, o destaque piauiense foi a judoca Elenilda Pereira, campeã em sua categoria. A segunda etapa está marcada para Belém (PA), de 7 a 16 de novembro. 

A reportagem do Cidadeverde.com apurou que o problema ocorreu com a inscrição quantitativa. Antes de enviar os nomes da delegação, os estados informam a quantidade de pessoas para a reserva de hotéis. Nos últimos anos, o Piauí tem levado uma quantidade menor do que a informada. Para a segunda etapa de 2013, o número sequer foi enviado. 

De acordo com o regulamento, a inscrição do número de participantes terminou no dia 7. A lista com os nomes deveria ser enviada pela internet até o dia 22.

Heuler Andrey/AGIF/COB
Lance de jogo do Caic Balduíno (PI) na edição do ano passado do evento

Resposta
O Cidadeverde.com tentou contato por telefone com o presidente da Fundespi, Marcos Aurélio Sampaio e seus assessores, mas não obteve sucesso. Só conseguiu um posicionamento através de nota enviada pela Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom):

"A Fundespi informa, através de sua assessoria, que o erro foi técnico e o presidente Marco Aurélio Sampaio está pessoalmente empenhado em encontrar uma solução para conseguir realizar a inscrição dos atletas piauienses nos Jogos Escolares da Juventude deste ano," diz a nota.

Prejuízo e absurdos
Vitrine para o esporte brasileiro, com a presença de vários técnicos e clubes de olho nos novos talentos, os Jogos Escolares já revelaram para o Brasil a campeã olímpica Sarah Menezes, exemplo para outros atletas piauienses. Também por isso, muitos deles dedicam meses de preparação para vencerem as seletivas regionais e garantirem vaga no evento.

Fernando Soutello/AGIF/COB
Sempre favorito ao título, handebol do Caic Balduíno é um dos prejudicados

Entre os prejudicados estão a judoca Lilian Lopes e o nadador Vinícius Gabriel Silva (vice-campeão brasileiro). Neste ano, eles venceram a seletiva para o Mundial Escolar. Mas vão ficar de fora do evento nacional caso a situação não seja revertida. 

Na semana passada, o Caic Balduíno Barbosa de Deus venceu a Copa Nordeste Juvenil de handebol masculino, em Teresina (PI). Os Jogos Escolares seriam a próxima competição da equipe. 

Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB
Atletas acenderam a pira na primeira etapa, disputada em Natal (RN)

De candidato a único ausente
Em dois anos, o esporte piauiense passou de candidato a sede dos Jogos Escolares a único ausente no torneio. 

No ano de 2011, na gestão do radialista José Gomes, a Fundespi candidatou Teresina a ser uma das sedes do evento, na época chamado de Olimpíadas Escolares. O COB chegou a fazer vistorias na capital piauiense, mas acabou selecionando outras cidades para os eventos de 2013. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais