Cidadeverde.com

Exposição sobre pintor Carybé é aberta na Casa da Cultura

Imprimir
A Casa da Cultura abre nesta quarta-feira (16), a exposição sobre o artista plástico argentino Hector Júlio Páride de Bernabó, conhecido como Carybé. Desenhista, pintor, escultor, encantado pela cultura brasileira, identificou-se com a Bahia, onde absorveu e traduziu em arte as personagens vivenciadas.

Carybé e Jorge Amado

Carybé ilustrou as historias de Gabriel García Márquez, Rubem Braga e Jorge Amado; esse último, seu grande amigo e responsável por sua fama no Brasil.

A exposição “O Compadre de Ogun” é composta por 31 (Trinta e uma) serigrafias que ilustram uma parte de uma das obras de Jorge Amado intitulada: “Os pastores da noite”.  As serigrafias foram impressas a partir de aquarelas produzidas pelo artista.


Com cores fortes e um traço solto, Carybé traduz em desenhos e pinceladas o seu olhar sobre o jeito de ser do baiano. Um olhar delicado sobre o cotidiano, as vestimentas, o dialeto, os costumes e crenças da Bahia. A vida do povo baiano era o compromisso de Carybé.

Deixou mais de 4.000 trabalhos, entre pinturas, desenhos, esculturas e esboços. Além de artista plástico foi pandeirista do bando da lua, que acompanhava Carmen Miranda, bom dançarino e contador de historias.

“O Compadre de Ogun” é um dialogo permanente entre a literatura e a arte, onde o espectador é conduzido a imergir no universo encantador dos textos de Jorge Amado através das cores vibrantes de Carybé.

A exposição estará recebendo escolas para visitas orientadas por monitores.

[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais