Cidadeverde.com

Piauí se prepara para safra recorde no próximo ano, revela estudo Conab

Imprimir
A safra de grãos do Piauí, no próximo ano, poderá ultrapassar a marca das 2,8 milhões de toneladas - recorde no estado - dependendo das condições climáticas.


Na safra deste ano, a colheita de grãos chegou a pouco mais de 1,6 milhão, devido à seca que dizimou as plantações na região do Semiárido e comprometeu a produção dos cerrados.

Segundo o primeiro levantamento da intenção de plantio para a safra 2013/2014, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no período de 16 a 20 de setembro, com um inverno regular a produção de grãos do Piauí deverá crescer entre 74,2% e 79,6% em relação á produção da safra 2012/2013.

A estimativa é de que a área plantada cresça de 4,7% a 7%, podendo chegar a 1,356 milhão de hectares. Na última safra, a área plantada foi de 1,264 milhão de hectares.

O levantamento indica ainda um grande crescimento na produtividade média, que este ano ficou em 1,268 mil quilos por hectare. A expectativa é de que na próxima safra ela chegue a 2,10 mil por hectares, um crescimento de 66,4%.

Os produtores de grãos dos cerrados também acreditam na recuperação da região. Marcos Alves Gomes, administrador da fazenda Ituverava, próximo à rodovia Transcerrados, é um dos que apostam na próxima safra.

Gomes, que este ano só colheu 30% do que plantou, conta que em 18 anos de Piauí foi o primeiro prejuízo que sofreu na serra. “Tudo que perdemos este ano vamos recuperar no próximo”, garante.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais