Cidadeverde.com

Viva Piauí: culinária dos municípios é destaque com degustação

Imprimir
Carne-de-sol, galinha caipira, capote, porco, caprinos, mandioca, arroz, frutas. Pegue esses ingredientes, junte o tempero e aquele jeito de fazer tipicamente piauienses e pronto! Aí está a receita de boa parte dos pratos da culinária do Piauí. 

Campo Maior é uma referência no Estado quando o assunto é saciar a fome da maneira mais gostosa. A Maria Isabel – prato feito com arroz, carne-de-sol e temperos diversos – e a paçoca – especialmente se fora aquela que é feita da mistura da carne, farinha e cebola no pilão –, viraram tradição em praticamente todo o Piauí, mas é na cidade dos heróis do Jenipapo que os pratos são um verdadeiro ponto turístico. 

O capote – também conhecido como galinha d’Angola e guiné em outras regiões do Brasil – também tem um status alto na culinária campomaiorense onde é comum ser servido com arroz ou frito e misturado com farofa. A nutricionista Valdinéia Marin explica que "a gente não poderia deixar de trazer um pouco da comida típica de lá para apresentar. Maria Isabel, arroz com capote, tudo isso é nossa identidade, o que comemos mais".


Em Castelo do Piauí, a galinha caipira não é apenas misturada e cozida junto com o arroz: ela é simplesmente se deixa submergir durante o borbulhar da água e se transforma na Galinha Mergulhada, prato tradicional do município. 

José de Freitas tem a linguiça caseira como sua iguaria maior: a carne de porco cortada em pedacinhos e bem temperada, devidamente frita e servida com arroz ou mesmo com o tira-gosto às margens da Barragem do Bezerro. Isso sem contar os pães caseiros, os pastéis, os bolos, o torresmo e cocadas. “Hoje a cidade está muito desenvolvida na agricultura familiar. Nós trouxemos algumas coisas para degustação e é muito importante mostrar nossas tradições”, descreve o secretário municipal de cultura, Paulo Craveiro. 


Um exemplar de cada uma dessas delícias foi mostrado no especial Viva Piauí, Orgulho da Nossa Gente. Os pratos que são a cara do nosso Estado foram apresentados e degustados pelos apresentadores ao vivo.








Carlos Lustosa Filho
Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais