Cidadeverde.com

Samba de Tocos é atração do Sonora Brasil na Casa da Cultura

Imprimir
A Casa da Cultura, mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina, vai receber no início de novembro a quarta e última atração do 16º Sonora Brasil, evento promovido pelo Sesc-PI. A apresentação será no dia 4 de novembro, às 19h30, com o grupo Samba Raízes de Tocos, da Bahia.
O Sonora Brasil teve início em julho, com a apresentação do grupo gaúcho Alabê Oni. Em agosto foi a vez do grupo Raízes do Bolão. Já em outubro a atração foi o grupo Samba de cacete da Vacaria, no estado do Pará. O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

A última atração será o Samba Raízes de Tocos da Bahia. Representando a tradição do samba rural baiano, o grupo foi organizado há sete anos, a partir de laços familiares e amizades entre vizinhos. Liderado pelo Mestre Satu, apresenta-se em eventos locais geralmente de caráter profano e em algumas festividades religiosas, principalmente as ligadas a São Cosme e São Damião. O grupo é formado principalmente por camponeses que vivem na região da antiga fazenda de Tocos, município de Antônio Cardoso, no interior da Bahia, a 30 km de Feira de Santana, tendo como principal atividade econômica a produção agrícola, especialmente do fumo, milho e feijão.

Além do Mestre Satu, integram o grupo Roque da Viola, Antônio Luiz, Antônio Almeida, Manoel Conceição, Antônia Neri, Edilma Neri e Maria de Lourdes, tocadores e cantadeiras/sambadeiras que cantam acompanhados com tambores de oca de pau, pandeiros, triângulo, cacumbu e viola.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais