Cidadeverde.com

Laudo não relaciona incêndio no Piauí ao apagão no Nordeste

Imprimir
A perícia do Ibama na fazenda Santa Clara, no município de Canto do Buriti, ignorou a relação do incêndio no Piauí com o apagão no Nordeste, o que prejudicou o inquérito aberto para apurar o blecaute. Em Picos, o Ministério Público Federal abriu investigação para apurar as causas do apagão e apontar os responsáveis. Há exatos dois meses do incidente não existe nenhum indícios do que teria causado a interrupção de energia. 


O procurador da República no Piauí, Antônio Marcos Martins Manvailer, que acompanha o caso, disse que o laudo não faz vinculação do incêndio com o blecaute e apenas aponta o local, as condições e as características em que ocorreu o incêndio. 

“O laudo não indica a correlação do incêndio com o apagão e nem aponta a origem do fogo.”, disse o procurador.

O resultado do Ibama choca com a informação do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão que afirmou categoricamente que as queimadas no Piauí – na fazenda Santa Clara - causaram o apagão em todo o Nordeste ocorrido no dia 28 de agosto. 


O procurador ressalta que o laudo se limita a analisar o incêndio. O documento de 30 páginas disse que o fogo começou na fazenda Santa Clara, mas que foi de pequena proporção.

“O local tem muito vento, estava no período seco e existe material de alta combustão. A conclusão é que o incêndio veio de outras localidades, mas dentro da fazenda. Que a área existia foco de incêndio”.

Na perícia, o fogo foi dentro da normalidade e sem características que provocaria uma tragédia.  

Ação parada

Como o laudo não ajudou na investigação, o procurador resolveu deixar parado o inquérito por um período máximo de três meses. O inquérito fica acautelado até a conclusão de um novo laudo que está sendo feito pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).



Flash Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais