Cidadeverde.com

População se arrisca em resgate de corpo na cidade de Jaicós

Imprimir
Um jovem identificado como Vinícius dos Santos, 16 anos, morreu afogado no açude Tiririca, na cidade de Jaicós (a 352 km de Teresina), na tarde de sábado (02), quando nadava na companhia de outras cinco pessoas. O resgate do corpo foi feito na manhã deste domingo (03) por moradores da região. 

Fotos: PortalPontonet

Populares denunciaram que o Corpo de Bombeiros de Picos teria sido chamado para resgatar o corpo do jovem, mas por falta de equipamentos, o resgate não teria sido feito. Ainda segundo a denúncia, o Corpo de Bombeiros de Teresina também foi acionado, mas não obtiveram resposta. 

Aproximadamente 15 homens entraram no açude e fizeram as buscas com a ajuda de varas e cordas e sem nenhum equipamento de segurança. 


O cidadeverde.com entrou em contato com a Major Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros de Teresina, que afirmou que a denúncia não procede. “Nós temos sim, equipamentos em Picos, não temos é mergulhadores. Uma equipe de mergulhadores de Teresina foi deslocada para a cidade de Jaicós, mas ao chegar lá, a população já tinha feito o resgate”, informou a Major, que explicou ainda que pelo fato da água ser muito barrenta, os bombeiros não teriam visibilidade alguma e que o cilindro de oxigênio seria fundamental para que os profissionais permanecessem tateando o fundo. 

A capitã Ana Cléia, da corporação de Picos, explica que a ação dos populares foi errada e perigosa. “As pessoas arriscaram suas vidas nessa busca. Nós fizemos o alerta do perigo, mas fomos ignorados. Os mergulhadores chegaram poucos minutos depois do resgate feito pelos populares. Poderiam ter esperado mais um pouco”, disse a capitã. 

O corpo de Vinícius dos Santos foi levado para o Hospital Florisa Silva, em Jaicós, de onde foi liberado para o velório.


Arlinda Monteiro (especial para o cidadeverde.com)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais