Cidadeverde.com

Governo cria núcleo para garantir água no Semiárido

Imprimir
O governador Wilson Martins assinou decreto criando o Núcleo de Gestão do Programa Água Doce no Piauí, que irá coordenar e executar as ações de recuperação, implantação, manutenção e gestão de sistemas de dessalinização, integrado e simplificado, em comunidades rurais do Semiárido piauiense.

Para Wilson Martins, há urgência do governo em iniciar as atividades do programa, que vai garantir o fornecimento de água de qualidade para o consumo humano na região mais seca do Piauí. O núcleo funcionará no âmbito do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater).

De acordo com o decreto, a criação do núcleo estadual observará os princípios do programa Água Doce, com o objetivo de melhorar as políticas públicas de acesso a água de qualidade para consumo humano prestadas às populações de baixa renda residentes em localidades difusas do Semiárido piauiense.

Além de representante do Emater, o núcleo terá representante da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Agespisa, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Embrapa Meio Norte, Secretaria da Saúde (Sesapi), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Associação Piauiense de Municípios (APPM), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag), Cáritas do Piauí e um representante da sociedade civil.

Executado em parceria com o governo federal, o Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso á água de boa qualidade para o consumo, promovendo a implantação e gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda do Semiárido.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais