Cidadeverde.com

Ministro do TST encerra I Simpósio de Direito do Trabalho da OAB-PI

Imprimir
 O futuro das relações trabalhistas foi o tema de discussão do terceiro dia do I Simpósio de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. O último dia do evento contou com as palestras do conselheiro federal da OAB, Sigifroi Moreno, e do Ministro João Batista Brito Pereira, do Tribunal Superior do Trabalho. E ainda, com encerramento do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.


Com o tema “O futuro da terceirização no Brasil”, Sigifroi Moreno, explanou sobre o fenômeno da terceirização e seu crescimento nos últimos anos. Abordou ainda os avanços nas leis trabalhistas para abarcar a terceirização e as discussões sobre o que seriam as atividades meios e as atividades fins, que caracterizam a permissão para o trabalho terceirizado no Brasil.

“A terceirização é uma realidade e que não tem mais volta. O que temos que fazer é discutir no âmbito da lei como legislar sobre esse tipo de trabalho para que sejam resguardados todos os direitos do empregado e do empregador”, explanou Sigifroi Moreno.

Em sua palestra de encerramento, o ministro abordou o tema “O futuro das relações de Trabalho”. Adepto da terceirização, o ministro João Batista Brito Pereira, afirmou que este é um fenômeno irreversível e um caminho para a especialização das empresas prestadoras de serviços. O ministro falou ainda das ideias de fortalecimento e atualização da CLT e autonomia sindical.

“São simpósios como este, que se identificam as necessidades para a revitalização e atualização da CLT. Porque ela é um instrumento vivo que precisa estar sempre se atualizando, como, por exemplo, a discussão que estamos vivenciando hoje sobre o aviso prévio, o direito dos empregados domésticos, a terceirização. E este Simpósio da OAB-PI tem revitalizado este debate”, afirmou o ministro.

No encerramento do I Simpósio de Direito do Trabalho da OAB-PI, o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado, falou dos avanços técnicos da justiça do trabalho e dos direitos sociais do trabalhador defendidos pela OAB.

“A Ordem dos Advogados do Brasil é uma entidade que por força de lei tem o dever de zelar pelo cumprimento da ordem jurídica de nosso país, pelos direitos sociais do cidadão. Daí a importância de realizarmos eventos como este, para destacar a justiça do trabalho neste âmbito de defesa das causas sociais”, concluiu Marcus Vinicius. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais