Cidadeverde.com

Empresários realizam VI Semana de Prevenção de Acidentes

Imprimir
O diretor de Comunicação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), Solfieri Silva, destacou o sucesso da VI Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Unificada das Empresas de Transporte Urbano (Sipatrans). O evento acontece no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL), e reúne cerca de 1.600 motoristas e cobradores das 13 empresas que integram o sistema de transportes urbanos.


Segundo Solfieri Silva, a VI Semana é um sucesso de público e organização. Para o presidente do Setut, Herbert Miura, o evento é importante não só para as empresas e seus colaboradores. “No setor de transportes, em que acidentes de trabalho estão muito associados a acidentes de trânsito, é possível fazer desta questão trabalhista uma discussão mais ampla, abrangendo outros setores, e mobilizando toda a sociedade”, declarou o presidente.

A VI Sipatrans será concluída nesta quarta-feira (13-11). O evento conta com a participação de autoridades como diretor do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem em Transporte (Sest/Senat), Antônio Leitão. E tem como parceiros o Sest/Senat, a Previdência Social, a Secretaria da Saúde, através da Diretoria de Unidade de Vigilância e Saúde, o Medplan e a New Way Cosméticos.


Colaboração e coletividade

A VI Sipatrans é uma atividade de capacitação que concentra colaboradores de todas as empresas do setor de transportes urbanos. “É uma ação que comprova o espírito de colaboração e coletividade que une empregadores e trabalhadores”, acrescentou Herbert Miura. Este esforço de capacitação e cooperação é compartilhado por empresas, como a Asa Branca, Viação Santana, Cidade Verde, Dois Irmãos, Emtracol, Emvipi, Taguatur, Teresinense, Transcol e Viação Piauiense.


Também participarão do evento as empresas Expresso Santa Cruz, Transportes Therezina e Transportadora São Cristóvão. “Trata-se de um evento pioneiro no Brasil”, destacou o vice-presidente do Setut, Alberlan Euclides Sousa. “E isso é motivo de orgulho para nós, do Setut”, completou. “Afinal, as 13 empresas de um mesmo segmento resolveram realizar, conjuntamente, uma das atribuições legais de suas comissões internas de prevenção de acidentes – as Cipas.”

A programação da VI Sipatrans inclui palestras sobre temas como “Prevenção de Acidentes de Trajeto” e “Educação Financeira”. Também haverá palestras motivacionais e a discussão de problemas como o alcoolismo e doenças sexualmente transmissíveis. Estão previstas ainda atividades como shows humorísticos, sorteios e a prestação de serviços, por parte de parceiros e patrocinadores, em benefício do bem estar dos motoristas e cobradores.


Prevenir acidentes

“Ao unificar suas atividades, as empresas de transportes urbanos de passageiros conseguem ampliar um debate, que permaneceria intramuros”, observou Alberlan Sousa. “Isso tem ajudado a conscientizar no sentido de que prevenir acidentes de trabalho é também prevenir acidentes de trânsito. Além da preocupação em evitar acidentes de trabalho, há, portanto, por parte do Setut, uma atenção quanto à qualidade de vida dos motoristas e cobradores.”

Da Redação


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais