Cidadeverde.com

Copa do Mundo deve ser a mais latino-americana da história

A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, está próxima de alcançar um recorde. Confirmando-se as quase certas classificações de Uruguai e México na repescagem, este será o Mundial com o maior número de seleções latino-americanas da história.


Até aqui, se garantiram na Copa sete países da América Latina: Argentina, Brasil, Equador, Chile, Colômbia, Costa Rica e Honduras. Nessa quarta-feira, o Uruguai bateu a Jordânia por 5 a 0, fora de casa, e o México atropelou a Nova Zelândia por 5 a 1, em seus domínios. Ambos precisariam ser goleados na próxima quarta para serem eliminados. Improvável.

Com nove representantes, a América Latina, região que engloba quase todos os países do México à Argentina, com exceção de algumas pequenas nações de origem anglo-saxã, ultrapassaria o número de classificados na primeira das copas, em 1930, no Uruguai. Naquele ano, oito dos 13 participantes da competição foram latino-americanos. Ainda assim, em 2014 os europeus continuarão sendo maioria, com 13 equipes.

Em Miami para uma semana de treinamentos que culminará em amistoso no próximo sábado, contra Honduras, a seleção brasileira já começa a se acostumar com a invasão vizinha que deve acontecer entre junho e julho do ano que vem, durante o Mundial no Brasil.

Miami faz parte do território dos Estados Unidos, mas é conhecida como a capital da América Latina pelo elevado número de imigrantes e descendentes desta região. Segundo o censo de 2010, nada menos que 69,95% dos 399.457 habitantes do município têm origem latina ou hispânica, o que pode ser visto nas atividades da seleção por aqui.

Durante a entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira no hotel em que o time está hospedado, por exemplo, os atacantes Bernard e Robinho responderam às perguntas dos jornalistas brasileiros e também de hondurenhos, colombianos, venezuelanos e mexicanos.

Outra marca da presença latina em Miami é a procura por ingressos para Brasil x Honduras. Os cerca de 76 mil bilhetes para o amistoso do próximo sábado estão quase esgotados, e a expectativa é de que as seleções protagonizem o jogo de futebol com o maior público da história dos Estados Unidos.


Fonte: MSN
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais