Cidadeverde.com

Qualidade do trigo preocupa os produtores do grão do RS

Imprimir
Os agricultores estão terminando de fazer a colheita do trigo no Rio Grande do Sul, onde as máquinas já passaram por 70% da área cultivada. A preocupação dos produtores é com a qualidade dos grãos por causa da chuvarada dos últimos dias. A saca de trigo de boa qualidade está valendo R$ 40 no norte do Estado.

As máquinas não param nos campos gaúchos. O trabalho é feita para acelerar a colheita do trigo. A safra do grão é considerada uma das melhores dos últimos anos no Rio Grande do Sul.

Na propriedade em Boa Vista do Incra, no noroeste do Estado, já foi feita a colheita em 35% da área destinada ao trigo. Com a produtividade da lavoura garantida a preocupação agora é com a qualidade do grão que será enviado para a industria.

A qualidade do grão é testada na hora da entrega do produto nos armazéns. O trigo recebe uma classificação com números e cada um tem um preço.

"A gente faz os testes de umidade, impurezas e PH para definir a qualidade e a precificação do trigo. O tipo 1 vai ter a precificação máxima e consequentemente os outros vão ter essas precificações de acordo com cada tipo", diz Jonas Antonello, gerente da cooperativa.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais