Cidadeverde.com

Policiais abortam tentativa de fuga da Central de Flagrantes

Imprimir
Policiais abortaram na manhã desta sexta-feira (22) o que poderia acabar resultando no resgate de detentos da Central de Flagrantes de Teresina. De acordo com o delegado Josimar Brito, coordenador da Central, um pedreiro que trabalha na reforma do prédio percebeu um homem em cima do muro conversando com os presos da cela.
 
Esta é o segundo plano de fuga descoberto em dois dias.
 
“Estamos tomando todas as providências para evitar que este tipo de prática se repita. Faremos um ofício solicitando medidas. Temos imagens de tudo. Não estamos displicentes”, assegurou o delegado. Ele afirma ainda que não foi possível identificar o homem que conversava com os presos, mas a possível tentativa de resgate será investigada.
 
A Central de Flagrantes de Teresina tem atualmente 44 presos, sendo duas mulheres em uma cela e 42 homens em outras duas.
 
O Sindicato dos Delegados do Piauí (Sindepol), através do seu tesoureiro, delegado Guilherme Ferraz, alerta que a situação não será resolvida enquanto os presos continuarem na Central. “Não devíamos ter essa quantidade de presos. O problema do resgate não será resolvido enquanto eles ficarem lá. A Central de Flagrantes é um local para transição rápida. Já fizemos várias ações para resolver esse problema, mas a responsabilidade não é da polícia civil e sim do sistema prisional”, pontuou.
 
A TV Cidade Verde obteve imagens de um cinegrafista amador que mostram o interior da Central de Flagrantes, onde é possível constatar a superlotação das celas. Na gravação foi registrada ainda a construção de um novo local que deve funcionar como sala de contenção.
 
Em nota, o Delegado Geral James Guerra afirmou que intensificará as vistorias nas celas e irá buscar novas vagas no sistema prisional para transferência de presos. Ele garantiu que irá requisitar ao setor de engenharia da Secretaria de Segurança uma verificação na Central de Flagrantes para saber o que pode ser feito para reforçar a segurança do local.
 
A polícia encontrou no interior da Central de Flagrantes uma ferramenta e uma barra de ferro que teriam sido usadas na tentativa de resgate. A grade de ventilação da cela chegou a ser danificada. 

Flash de Rayldo Pereira
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais