Cidadeverde.com

Wilson inaugura adutora de Piaus em Fronteiras e Pio IX

Imprimir
O governador Wilson Martins cumpriu agenda administrativa nesta sexta-feira (29) nos município de Fronteiras e Pio IX, onde inaugurou os 11 quilômetros da adutora de Piaus beneficiando a população da região. O abastecimento de água, além de mudar a qualidade de vida dos habitantes também trará desenvolvimento.

“Hoje viemos aqui inaugurar uma das maiores reinvidicações dos habitantes do nosso Semiárido, que é a adutora de Piaus. Entregamos hoje um sistema de abastecimento de água tratada e com qualidade para os municípios de Fronteiras e Pio IX”, pontua Wilson Martins.

Um sonho realizado. É assim que Eudes Agripino, prefeito de Fronteiras define a ação. “Esse é um sonho muito antigo da nossa região, pois esse é um investimento que alcança não só o nosso município, uma vez que Fronteiras e imediações são conhecidas como o polígono da seca. Fico muito feliz porque agora nós temos água de qualidade para atender o consumo humano e animal”, afirma o prefeito.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Dalton Macambira, esse também é um momento para comemorar. “Sem dúvidas estamos em um das regiões mais carentes de abastecimento do nosso estado. E temos muito o que comemorar, pois água para o Semiárido é sinônimo de cidadania, mas também de desenvolvimento”, explica.

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, comemorar as ações para o combate à estiagem no município. “Adutora de Piaus é uma das maiores obras que Pio IX recebeu. Agora a nossa população tem água com qualidade e gratuita, pois antes a população precisava comprar latas de água para consumir. Além disso, o nosso município e região estão recebendo silagem para os animais como forma de combater a perca de animais durante a estiagem, essa é uma ação que favorece principalmente o pequeno produtor, já que muitas vezes este precisava queimar mandacaru para alimentar os animais”, conta a prefeita.

Para a dona de casa Iracema Maria de Sousa, 42 anos, esse é um momento maravilhoso para Pio IX. “A água aqui era muito ruim, lamacenta e tinha um cheiro horrível, além de faltar muito. Agora a água é cristalina e chegou com força, isso mudou muito a nossa realidade”, comemora.

A adutora beneficiará cerca de 25 mil famílias na região envolvendo, além de Fronteiras e Pio IX, por exemplo,os municípios de Vila Nova e São Julião.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais