Cidadeverde.com

Piscicultores piauienses realizam visita técnica à parque aquícola

Imprimir
Piscicultores piauienses farão visita técnica ao Parque Aquícola do Açude Castanhão, na cidade de Jaguaribara, no Ceará, na quinta-feira (5). A ação é viabilizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

Vinte e um produtores de peixe do Piauí dos municípios de Campo Maior, Joaquim Pires, Jardim do Mulato, Oeiras, Conceição do Canindé, Francisco Macedo, Itainópolis e Patos do Piauí participam da visita juntamente com analistas técnicos do Sebrae no Piauí.

“Na visita os produtores conhecerão o processo produtivo, práticas de cultivo e novas tecnologias na criação e processamento do peixe no Parque Aquícola do Castanhão. Será uma oportunidade de intercâmbio de informações entre os piscicultores do Piauí e Ceará”, comenta Kássio Silva, gestor do projeto Territórios da Cidadania Vale do Canindé desenvolvido pelo Sebrae.

O parque conta ainda com processo de curtimento e artesanato do couro da tilápia, confeccionando cintos, carteiras e bolsas.

Para a realização da visita técnica o Sebrae no Piauí tem o apoio da Superintendência Federal da Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Piauí, Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará, Câmara Setorial da Tilápia do Ceará, da Secretaria de Agricultura do município de Jaguaribara e da Associação Cearense de Aquicultores.

Parques Aquícolas
De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, parque aquícola é um espaço físico contínuo em meio aquático, delimitado, que compreende um conjunto de áreas aquícolas afins, em cujos espaços intermediários podem ser desenvolvidas atividades compatíveis com a prática da aquicultura.

Ainda segundo o Ministério, existem parques aquícolas em grandes reservatórios de água, em todas as regiões do Brasil.

São 42 parques aquícolas, que somam uma lâmina d’água de 28.500 hectares. A estimativa é de que quando eles estiverem produzindo com sua capacidade outorgada irão ofertar ao mercado em torno de 269 mil toneladas de pescado por ano.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais