Cidadeverde.com

TV mostra problemas do metrô; Companhia promete melhorias

A Câmara Municipal de Teresina fará audiência pública para discutir a atual situação do metrô. A TV Cidade Verde foi até a estação e constatou alguns dos problemas, como o não funcionamento das escadas rolantes e do elevador, o que impossibilita o acesso de portadores de deficiência, e a falta de iluminação e segurança.


A repórter Gorete Santos mostrou que os passageiros que aguardam a chegada do último metrô, às 18h40, ficam no escuro. As lâmpadas da estação não funcionam e não há policiamento no local. Dentro do metrô, outro grande problema: não há ar condicionado e as únicas entradas de ar são pelas portas, que permanecem abertas, colocando a população em risco.

Por dia, o metrô de Teresina comercializa 12 mil passagens. São mais de 7 milhões de passageiros por mês. O assessor jurídico da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos, Marcos Santos, explica o motivo dos transtornos.


"Essa é uma empresa pública e tudo precisa ser licitado. Os defeitos são pontuais, mas vêm de surpresa e é necessário preparar licitação para isso. O elevador e a escada rolante precisam de manutenção periódica, que é feita, mas algumas peças são quebradas, aí precisamos de licitação", esclareceu o assessor.


Marcos Santos acrescentou que existe uma previsão de desembolso de R$ 430 milhões por parte do Ministério das Cidades. "Esse recurso está praticamente garantido, o projeto já foi aprovado e inclui ampliação da linha nas zonas Sul, Leste e Norte. Dentro de um ano, no máximo, estaremos com o recurso disponível para começar as obras", enfatizou.


Com relação à ventilação, o assessor jurídico disse que a CMTP está providenciando seis entradas de ar. "Acreditamos que até o final de janeiro teremos resolvido o problema", finalizou.


Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais