Cidadeverde.com

63ª Expoapi será aberta nesta 4ª com leilão de cavalos de raça

A 63ª Expoapi será aberta oficialmente nesta quarta-feira (11), no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, a partir das 19h, com a entrega de medalhas do Mérito Agropecuário. A noite contará ainda com julgamento de animais e competição de raças.

Fotos: Francisco Gilásio

No mercado de animais, o destaque será para o primeiro dos quatro leilões programados para essa edição. Cavalos das raças Quarto de Milha e Mangalarga Marchador serão a grande atração do leilão, que também trará outras espécies.

A abertura oficial será realizada pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Rubens Martins, com homenagens a criadores, técnicos e instituições envolvidas com a pecuária, além de desfiles de animais.


Desde segunda-feira, são realizadas as inscrições de animais para o concurso de gado Nelore, Gir, ovinos e caprinos.

Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ), a 63ª Exposição Feira Agropecuária do Piauí será a primeira a ser realizada com o Piauí na condição de Área Livre da Febre Aftosa com vacinação.

Neste ano, o evento será um dos maiores já realizados e na programação há concursos, leilões e a participação de criadores de vários Estados.


Segundo Roberto Pessoa, diretor administrativo da Associação Piauiense Criadores de Caprinos e Ovinos (APICCOVI), neste ano é realizado dentro da Expoapi a Feira Nacional da raça Anglonubiano. 

“Temos a participação de criadores do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Bahia. São mais de mil animais (caprinos e ovinos) de todas as raças em pista de julgamento”, afirma, declarando que a expectativa é muito boa e no sábado, às 20h, será realizado leilão de anglo nubiano, boé, Santa Inês e dorper. 

A 63ª Expoapi tem exposição de Nelore, Gir, Zebu, Guzera e a raça Pé Duro. São mais de 4 mil animais, além de equinos.

Jordana Cury e Elivaldo Barbosa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais