Cidadeverde.com

Novo presidente e corregedor do TRE tomam posse nesta quinta-feira

Imprimir
Os desembargadores Edvaldo Pereira de Moura e Joaquim Dias de Santana Filho tomam posse no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) nesta quinta (19), no plenário do tribunal e conta com as presenças de autoridades como o governador Wilson Martins, o presidente da Alepi, Themístocles Filho, o presidente da OAB, Willian Guimarães e convidados.

Após a posse será procedida à escolha do próximo presidente e vice-presidente-corregedor do TRE-PI, entre os dois desembargadores. Eles substituirão os desembargadores Haroldo Oliveira Rehem e José Ribamar Oliveira.

Yala Sena/CidadeVerde.com

Os desembargadores Edvaldo Pereira de Moura e Joaquim Dias de Santana Filho irão dirigir a Justiça Eleitoral no Piauí nas Eleições Gerais de 2014.

Curriculum vitae 

Edvaldo Moura

O Edvaldo Pereira de Moura nasceu em Oeiras (PI), em 10 de agosto de 1947. Foi acessado ao cargo de desembargador em 02 de setembro de 2002. Foi Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e Coordenador Geral da Justiça Itinerante. Exerceu o cargo de Juiz de Direito das cidades de Parnaguá, Corrente, Jerumenha, Guadalupe, Oeiras, Simplício Mendes, Itainópolis, Francisco Santos e Santa Cruz do Piauí.

É graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Fez Curso de Especialização em Direito Público, pela Universidade Federal do Ceará (1979). Realizou, ainda, os seguintes cursos: Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, pela Escola Superior de Guerra (1990). Curso de Atualização da Escola Superior de Guerra (1995). Treinamento de instrutores da Polícia de Repressão a Entorpecentes (Academia Nacional de Polícia), ministrado pelo Drug Enforment Administration, em Brasília (DF) (1977). Curso de Problemática do Menor, pela Escola Superior de Guerra. Curso de Criminologia pela UFPI. Curso de Investigação Criminal e Técnica de Interrogatório pela Academia Nacional de Polícia.

O desembargador Edvaldo Moura é professor fundador de Direito Penal e Processo Penal da Escola de Polícia Civil do Piauí, sócio-fundador da Academia de Letras da Região de Picos da qual foi Presidente, sócio-fundador e Secretário-Executivo da Academia de Letras da Magistratura Piauiense, Professor concursado da UFPI, primeiro Coordenador de Concurso para o Cargo de Professor da UESPI de Picos. Antes de ingressar na magistratura exerceu os cargos de Delegado de Carreira de Classe Especial da Polícia Civil do Piauí, Delegado-Chefe da Polícia Interestadual do Piauí, Delegado-Chefe do 1º, 2º, 3º, 6º Distritos Policiais de Teresina.

O magistrado pertence ao Instituto Histórico da Magistratura Piauiense, Associação dos Magistrados Brasileiros, Instituto dos Magistrados Brasileiros, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Associação Internacional de Direito Penal e Processual Penal, Instituto Latino-Americano de Direito Penal e Criminologia, Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral. Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí – ESMEPI.

Joaquim Santana

O desembargador Joaquim Dias de Santana Filho nasceu em Teresina (PI), em 05 de julho de 1951. Começou sua carreira na Magistratura como Juiz adjunto nas comarcas, de Oeiras, Simplício Mendes, Jaicós, Campo Maior, Porto e Teresina (de 1979 a 1980). Atendeu nas Comarcas de Batalha, 1ª entrância (1980 a 1983); Esperantina, 2ª entrância (de 1983 a 1987); Piracuruca (de 1987 a 1987) e na Comarca de Parnaíba, 4ª entrância (de 1988 a 1990). De julho de 1990 a outubro de 1991 passou a atuar na 1ª Vara da Assistência Judiciária de Teresina.  Foi Membro da Primeira Turma Recursal Criminal de Teresina. Foi acessado ao cargo de Desembargador em Foi acessado ao cargo de Desembargador em 22 de setembro de 2002.

Já exerceu a função de Membro do colegiado do Tribunal Eleitoral do Piauí de 1997 a 2000 e foi Juiz Titular da 2ª Zona Eleitoral de Teresina, de 2001 a 2003. Atualmente, é Membro substituto do TRE-PI.

Joaquim Dias de Santana Filho é graduado no Curso de Direito pela Universidade Federal do Piauí (1974). Em maio de 2007 participou do curso sobre Gestão Judiciária, em Brasília, promovido pela Fundação Getúlio Vargas. E junho de 1994 participou do curso sobre Sociologia Jurídica, promovido pelo Instituto de Pesquisas do Rio de Janeiro.


Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais