Cidadeverde.com

Dia de Reis será comemorado com festa no Shopping da Cidade

Imprimir
Nesta segunda-feira é comemorado dia de Reis e a Prefeitura de Teresina está preparando uma programação cultural para celebrar a data. O grupo de Reisado e Bumba Meu Boi Estrela, da comunidade Boquinha, zona Rural de Teresina, fará uma apresentação em um dos pontos turísticos da cidade: o Shopping da Cidade, a partir das 10 horas.

Segundo Daniel Aracaci, gerente de promoção cultural da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, a Prefeitura dará apoio à apresentação do grupo neste sábado, no povoado Boquinha. “E na segunda-feira, o grupo se apresenta no Shopping da Cidade. O grupo é um dos mais tradicionais de manifestação folclórica do Piauí”, comentou.


De acordo com ele o Shopping da Cidade foi escolhido por aglomerar um grande número de pessoas. O local também foi o escolhido para a apresentação no ano passado e teve receptividade bastante positiva entre os permissionários e também consumidores do Shopping da Cidade. O grupo deverá levar violão, sanfona, ganzá, zabumba, triângulo e pandeiro e fazer uma apresentação empolgante.

Reisado

O reisado, que tem origem portuguesa e data do século XVIII, constitui-se num dos mais tradicionais folguedos folclóricos, adquirindo formas singulares de acordo com os costumes de cada região e a identidade cultural do lugar sem deixar de preservar o enredo principal do auto natalino que é a dramatização da visita dos três reis magos ao Menino Jesus, interpretada por grupos que se fantasiam e saem de porta em porta anunciando a chegada do Messias tocando e cantando músicas folclóricas em troca de comida e bebida.

As principais figuras do Reisado são: os três reis magos, a cigana, os caretas, a burrinha, a ema e o Jaguará. De acordo com a tradição o reisado sai às ruas a partir do dia 25 de dezembro para louvar o nascimento do Santo Rei e termina no dia 6 de janeiro.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais